Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.67 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O autor apresenta uma visão prospectiva de algumas tendências prováveis, provenientes do actual diagnóstico da sociedade do conhecimento e da informação. Destacamos os desafios mais importantes que provavelmente afectarão o sistema educativo em geral e a educação das novas gerações em particular, já que educar é preparar hoje os homens do amanhã. Analisa, ainda, algumas questões da agenda educativa do séc. XXI, inserindo-as nos desafios imediatos, nos valores presentes na formação dos educandos, na inovação pedagógica do sistema educativo, na qualidade e avaliação dos professores, etc., frente aos reptos da sociedade. Propõem que os professores sejam mais polivalentes e autónomos, convertendo-se em autênticos profissionais da educação. Haverá no futuro uma aposta por um compromisso intelectual e prático por parte dos professores e, simultaneamente, uma maior união da inovação à escola (projectos escola).
Description
Keywords
A educação no novo milénio Análise da agenda educativa do séc. XXI Inovação pedagógica Sistema educativo
Citation
MARTINS, Ernesto (2000). Entre o provável e o desejável : a educação no novo milénio. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano V, n.º 8, p. 07-20.
Publisher
IPCB - Escola Superior de Educação de Castelo Branco