Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O design de identidade visual enquanto projeto global e integrado : estudo de casos no Atelier Maurício Vieira

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Adriana Santos(14).pdf7.38 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório apresenta uma investigação sobre a identidade visual integrada nas empresas, com o objetivo de compreender quais as metodologias aplicadas nos projetos para uma coerência entre a identidade visual e o design de interiores e qual a diferença entre projetos pontuais e projetos de identidade visual integrados. Para o efeito, foi utilizada uma metodologia mista, intervencionista com base no estudo de caso, que integra toda a experiência e trabalho realizado durante o estágio com a duração aproximadamente de seis meses, entre 27 de setembro de 2021 a 22 de abril de 2022, na cidade da Guarda, no atelier Maurício Vieira e no qual foi possível realizar casos de estudo do tipo exploratório. E a não-intervencionista, onde se fez uma revisão da literatura e se realizou a análise dos casos de estudo utilizando uma tabela comparativa. Os resultados da investigação mostram que um projeto de identidade visual integrado é muito importante para as estratégias de comunicação e branding de uma empresa, pois permite criar uma imagem visual coesa e consistente que se aplique a todos os elementos da empresa. No final conclui-se que os projetos de identidade visual integrados e que abrangem as duas áreas, o design de comunicação e design de interiores, são mais eficazes e eficientes na transmissão e consolidação da identidade visual de uma empresa, do que trabalhos pontuais não integrados.
Abstract : This report presents an investigation into integrated visual identity in companies, with the objective of understanding the methodologies applied in projects to achieve coherence between visual identity and interior design, and the difference between specific projects and integrated visual identity projects. To this end, a mixed interventionist methodology was used based on case study, which integrates all the experience and work carried out during a six-month internship period, from September 27, 2021 to April 22, 2022, at the Maurício Vieira atelier in the city of Guarda, Portugal, where exploratory case studies were conducted. A non-interventionist methodology was also used, where a literature review was conducted, and case studies were analyzed using a comparative table. The investigation results show that an integrated visual identity project is very important for a company's communication and branding strategies, as it allows for a cohesive and consistent visual image that can be applied to all elements of the company. In conclusion, it was found that integrated visual identity projects that encompass both communication design and interior design are more effective and efficient in conveying and consolidating a company's visual identity than non-integrated specific projects.

Description

Aplicação do n.º 3 do artigo 2.º da Política de Depósito de Documentos no RCIPCB.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.

Keywords

Estratégias de comunicação integrada Design de comunicação integrada Design de comunicação em espaços Integrated communication strategies Integrated communication design Communication design in spaces

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License