Publication
Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos
dc.contributor.advisor | Afonso, Paulo José Martins | |
dc.contributor.author | Fernandes, Lúcia Silva | |
dc.date.accessioned | 2012-11-06T15:17:00Z | |
dc.date.available | 2012-11-06T15:17:00Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. | por |
dc.description.abstract | Este relatório resulta da prática supervisionada numa turma do 2º ano do 1º Ciclo integrada na unidade curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico. A caracterização do meio, da instituição e da turma, assim como, as planificações e reflexões elaboradas durante o estágio fazem parte deste relatório para ajudar a enquadrar a prática desenvolvida. Posterior a essa prática foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, que assumindo a importância da resolução de problemas, da metacognição e do valor da relação entre estes conceitos, teve como objetivo desenvolver as capacidades dos alunos de monitorizar e avaliar o seu pensamento e progresso durante a resolução de problemas. Da turma onde foi desenvolvida a Prática Supervisionada foram escolhidos, de acordo com o seu desempenho, três alunos bons e três alunos menos bons. Eram-lhes apresentados numa primeira abordagem um problema para resolverem, posteriormente escreviam uma carta a descrever como tinham resolvido o problema, era a feita a resolução conjunta em que o professor deveria servir como modelo de resolução de problemas, tanto a nível das etapas de resolução de problemas como a nível dos processos metacognitivos. Seguidamente, era apresentado outro problema, da mesma estratégia do anterior, eram convidados a escrever uma nova carta com a descrição e preenchendo no final um questionário metacognitivo. Ambos os problemas foram avaliados e correlacionados, o que nos permitiu concluir que os alunos bons foram os que melhor se apropriaram dos processos metacognitivos durante a resolução de problemas. | por |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Lúcia Silva (2012) - Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do ensino básico na resolução de problemas matemáticos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 139 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1499 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.title | Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 139 | por |
oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |