Repository logo
 
Publication

Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticos

dc.contributor.advisorAfonso, Paulo José Martins
dc.contributor.authorFernandes, Lúcia Silva
dc.date.accessioned2012-11-06T15:17:00Z
dc.date.available2012-11-06T15:17:00Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractEste relatório resulta da prática supervisionada numa turma do 2º ano do 1º Ciclo integrada na unidade curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico. A caracterização do meio, da instituição e da turma, assim como, as planificações e reflexões elaboradas durante o estágio fazem parte deste relatório para ajudar a enquadrar a prática desenvolvida. Posterior a essa prática foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, que assumindo a importância da resolução de problemas, da metacognição e do valor da relação entre estes conceitos, teve como objetivo desenvolver as capacidades dos alunos de monitorizar e avaliar o seu pensamento e progresso durante a resolução de problemas. Da turma onde foi desenvolvida a Prática Supervisionada foram escolhidos, de acordo com o seu desempenho, três alunos bons e três alunos menos bons. Eram-lhes apresentados numa primeira abordagem um problema para resolverem, posteriormente escreviam uma carta a descrever como tinham resolvido o problema, era a feita a resolução conjunta em que o professor deveria servir como modelo de resolução de problemas, tanto a nível das etapas de resolução de problemas como a nível dos processos metacognitivos. Seguidamente, era apresentado outro problema, da mesma estratégia do anterior, eram convidados a escrever uma nova carta com a descrição e preenchendo no final um questionário metacognitivo. Ambos os problemas foram avaliados e correlacionados, o que nos permitiu concluir que os alunos bons foram os que melhor se apropriaram dos processos metacognitivos durante a resolução de problemas.por
dc.identifier.citationFERNANDES, Lúcia Silva (2012) - Análise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do ensino básico na resolução de problemas matemáticos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 139 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1499
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.titleAnálise de processos metacognitivos de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico na resolução de problemas matemáticospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage139por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE FINAL.pdf
Size:
8.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: