Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.03 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O setor do turismo representa uma grande contribuição no produto interno de muitos paĆses. De igual modo, o subsetor da indĆŗstria hoteleira contribui decisivamente para o crescimento e desenvolvimento económico.
A orientação para o mercado Ć© uma Ć”rea do conhecimento que sofreu grandes desenvolvimentos, essencialmente a partir do inĆcio da dĆ©cada de 1990, contribuindo para colocar o cliente no centro da atividade das empresas.
Apesar dos avanços verificados no estudo da orientação para o mercado não se conhecem estudos de carÔcter internacional que abranjam este setor. De igual modo, os instrumentos de medida da orientação para o mercado desenvolvidos até hoje têm por base essencialmente o setor industrial e do comércio.
Esta investigação procura essencialmente desenvolver um novo modelo de medida da orientação para o mercado e estudar os efeitos da orientação para o mercado no desempenho de empresas do setor hoteleiro em contexto internacional. Para tal, recorreu-se a uma amostra composta por empresas de paĆses da Europa Ocidental para testar os efeitos da orientação para o mercado no desempenho empresarial e avaliar os efeitos da orientação para o mercado nas vĆ”rias variĆ”veis do modelo.
Comparativamente a uma escala de medida da orientação para o mercado desenvolvida anteriormente, os resultados indicam que o modelo de medida da orientação para o mercado desenvolvido apresenta melhores caracterĆsticas psicomĆ©tricas. Por outro lado, os resultados do modelo estrutural indicam evidĆŖncias de um efeito positivo da orientação para o mercado no desempenho empresarial, pelo menos em alguns dos contextos em estudo.
Description
Keywords
Orientação para o mercado Hotéis Marketing Medição com escalas
Citation
Sampaio, C. A. F. (2016). La orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross cultural. Universidad de Extremadura.
Publisher
Universidad de Extremadura