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Authors
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Abstract(s)
O setor do turismo representa uma grande contribuiĆ§Ć£o no produto interno de muitos paĆses. De igual modo, o subsetor da indĆŗstria hoteleira contribui decisivamente para o crescimento e desenvolvimento econĆ³mico.
A orientaĆ§Ć£o para o mercado Ć© uma Ć”rea do conhecimento que sofreu grandes desenvolvimentos, essencialmente a partir do inĆcio da dĆ©cada de 1990, contribuindo para colocar o cliente no centro da atividade das empresas.
Apesar dos avanƧos verificados no estudo da orientaĆ§Ć£o para o mercado nĆ£o se conhecem estudos de carĆ”cter internacional que abranjam este setor. De igual modo, os instrumentos de medida da orientaĆ§Ć£o para o mercado desenvolvidos atĆ© hoje tĆŖm por base essencialmente o setor industrial e do comĆ©rcio.
Esta investigaĆ§Ć£o procura essencialmente desenvolver um novo modelo de medida da orientaĆ§Ć£o para o mercado e estudar os efeitos da orientaĆ§Ć£o para o mercado no desempenho de empresas do setor hoteleiro em contexto internacional. Para tal, recorreu-se a uma amostra composta por empresas de paĆses da Europa Ocidental para testar os efeitos da orientaĆ§Ć£o para o mercado no desempenho empresarial e avaliar os efeitos da orientaĆ§Ć£o para o mercado nas vĆ”rias variĆ”veis do modelo.
Comparativamente a uma escala de medida da orientaĆ§Ć£o para o mercado desenvolvida anteriormente, os resultados indicam que o modelo de medida da orientaĆ§Ć£o para o mercado desenvolvido apresenta melhores caracterĆsticas psicomĆ©tricas. Por outro lado, os resultados do modelo estrutural indicam evidĆŖncias de um efeito positivo da orientaĆ§Ć£o para o mercado no desempenho empresarial, pelo menos em alguns dos contextos em estudo.
Description
Keywords
OrientaĆ§Ć£o para o mercado HotĆ©is Marketing MediĆ§Ć£o com escalas
Citation
Sampaio, C. A. F. (2016). La orientaciĆ³n al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeƱo empresarial en un estudio cross cultural. Universidad de Extremadura.
Publisher
Universidad de Extremadura