Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

La orientaciĆ³n al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeƱo empresarial en un estudio cross cultural

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TDUEX_2016_Sampaio_CA.pdf8.03 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O setor do turismo representa uma grande contribuiĆ§Ć£o no produto interno de muitos paĆ­ses. De igual modo, o subsetor da indĆŗstria hoteleira contribui decisivamente para o crescimento e desenvolvimento econĆ³mico. A orientaĆ§Ć£o para o mercado Ć© uma Ć”rea do conhecimento que sofreu grandes desenvolvimentos, essencialmente a partir do inĆ­cio da dĆ©cada de 1990, contribuindo para colocar o cliente no centro da atividade das empresas. Apesar dos avanƧos verificados no estudo da orientaĆ§Ć£o para o mercado nĆ£o se conhecem estudos de carĆ”cter internacional que abranjam este setor. De igual modo, os instrumentos de medida da orientaĆ§Ć£o para o mercado desenvolvidos atĆ© hoje tĆŖm por base essencialmente o setor industrial e do comĆ©rcio. Esta investigaĆ§Ć£o procura essencialmente desenvolver um novo modelo de medida da orientaĆ§Ć£o para o mercado e estudar os efeitos da orientaĆ§Ć£o para o mercado no desempenho de empresas do setor hoteleiro em contexto internacional. Para tal, recorreu-se a uma amostra composta por empresas de paĆ­ses da Europa Ocidental para testar os efeitos da orientaĆ§Ć£o para o mercado no desempenho empresarial e avaliar os efeitos da orientaĆ§Ć£o para o mercado nas vĆ”rias variĆ”veis do modelo. Comparativamente a uma escala de medida da orientaĆ§Ć£o para o mercado desenvolvida anteriormente, os resultados indicam que o modelo de medida da orientaĆ§Ć£o para o mercado desenvolvido apresenta melhores caracterĆ­sticas psicomĆ©tricas. Por outro lado, os resultados do modelo estrutural indicam evidĆŖncias de um efeito positivo da orientaĆ§Ć£o para o mercado no desempenho empresarial, pelo menos em alguns dos contextos em estudo.

Description

Keywords

OrientaĆ§Ć£o para o mercado HotĆ©is Marketing MediĆ§Ć£o com escalas

Citation

Sampaio, C. A. F. (2016). La orientaciĆ³n al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeƱo empresarial en un estudio cross cultural. Universidad de Extremadura.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidad de Extremadura