Repository logo
 
Publication

La orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross cultural

dc.contributor.authorSampaio, Carlos
dc.date.accessioned2018-11-29T13:31:52Z
dc.date.available2018-11-29T13:31:52Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO setor do turismo representa uma grande contribuição no produto interno de muitos países. De igual modo, o subsetor da indústria hoteleira contribui decisivamente para o crescimento e desenvolvimento económico. A orientação para o mercado é uma Ôrea do conhecimento que sofreu grandes desenvolvimentos, essencialmente a partir do início da década de 1990, contribuindo para colocar o cliente no centro da atividade das empresas. Apesar dos avanços verificados no estudo da orientação para o mercado não se conhecem estudos de carÔcter internacional que abranjam este setor. De igual modo, os instrumentos de medida da orientação para o mercado desenvolvidos até hoje têm por base essencialmente o setor industrial e do comércio. Esta investigação procura essencialmente desenvolver um novo modelo de medida da orientação para o mercado e estudar os efeitos da orientação para o mercado no desempenho de empresas do setor hoteleiro em contexto internacional. Para tal, recorreu-se a uma amostra composta por empresas de países da Europa Ocidental para testar os efeitos da orientação para o mercado no desempenho empresarial e avaliar os efeitos da orientação para o mercado nas vÔrias variÔveis do modelo. Comparativamente a uma escala de medida da orientação para o mercado desenvolvida anteriormente, os resultados indicam que o modelo de medida da orientação para o mercado desenvolvido apresenta melhores características psicométricas. Por outro lado, os resultados do modelo estrutural indicam evidências de um efeito positivo da orientação para o mercado no desempenho empresarial, pelo menos em alguns dos contextos em estudo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSampaio, C. A. F. (2016). La orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross cultural. Universidad de Extremadura.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6285
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidad de Extremadurapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectOrientação para o mercadopt_PT
dc.subjectHotƩispt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMedição com escalaspt_PT
dc.titleLa orientación al mercado en la industria hotelera. Desarrollo de una nueva escala y efectos en el desempeño empresarial en un estudio cross culturalpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameSampaio
person.givenNameCarlos
person.identifier.ciencia-idE61E-4CFD-7E81
person.identifier.orcid0000-0002-5249-7798
person.identifier.ridD-7432-2015
person.identifier.scopus-author-id57202496820
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication38f5e4dd-f6d7-4844-bdc0-f98a5cd9cf4a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery38f5e4dd-f6d7-4844-bdc0-f98a5cd9cf4a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TDUEX_2016_Sampaio_CA.pdf
Size:
8.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: