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Relatório de estágio na marca DUARTE HAJIME

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Abstract(s)

Este relatório de estágio, inserido na área do Design de Moda, reflete as aprendizagens adquiridas pela mestranda, através da experiência enquanto designer de moda, numa marca de autor. O estágio teve a duração de 5 meses, com início a 02/11/2023 e término a 29/03/2024, na marca DUARTE HAJIME, sediada em Lisboa, Portugal. Esta marca tem como objetivo redefinir o conceito de Streetwear, criando um lifestyle cool e urbano unindo design, inovação e sustentabilidade. Ao longo desta experiência, o principal objetivo foi consolidar as aprendizagens obtidas a nível académico, tornando-as práticas e conclusivas no ambiente empresarial e multidisciplinar do design, facilitando a aquisição de experiência profissional. A relação entre moda e sustentabilidade tem-se tornado cada vez mais intrínseca, porém, nos últimos anos, tem emergido um movimento crescente de designers que lutam a favor de uma moda mais sustentável, conscientizando o público da maneira como a moda é produzida, consumida e descartada. Deste modo, a mestranda explorou a vertente sustentável e inovadora da marca DUARTE HAJIME. Durante o percurso de estágio, teve a oportunidade de interagir e trabalhar com profissionais experientes na indústria da moda, passando pela observação direta das etapas abrangidas no processo criativo e de produção de peças de vestuário. Além disso, teve a oportunidade de analisar as estratégias de marketing e comunicação aplicadas pela DUARTE HAJIME para realçar as suas iniciativas, para com os consumidores, gerando uma conscientização forte e coesa sobre moda responsável. Este relatório está dividido em quatro capítulos. No capítulo 1, está especificada a temática, questões de investigação (principal e secundárias), objetivos (gerais e específicos) e o organograma da investigação. No capítulo 2, observa-se o enquadramento teórico, onde se analisam todos os temas relacionados com a prática do estágio. No capítulo 3, é feita uma apresentação aprofundada sobre a marca Duarte Hajime. Seguidamente, o capítulo 4 relata toda a experiência e projetos realizados em contexto de estágio profissional. é um contributo para o relatório, apresentando um catálogo técnico e uma ficha técnica. Este estágio teve como principal objetivo proporcionar à mestranda uma vivência no universo real da indústria da moda, expandindo o seu conhecimento e habilidades como designer de moda, participando ativamente na dinâmica operacional da marca Duarte Hajime. Ao longo do percurso, aplicou-se uma metodologia mista, pois o processo começa com uma metodologia não intervencionista e posteriormente incide-se uma metodologia intervencionista.
Abstract: This internship report, within the field of Fashion Design, reflects the learning acquired by the master's student through her experience as a fashion designer at an independent brand. The internship lasted for 5 months, starting on 02/11/2023 and ending on 29/03/2024, at the Duarte Hajime brand, based in Lisbon, Portugal. This brand aims to redefine the concept of Streetwear, creating a cool and urban lifestyle by combining design, innovation, and sustainability. Throughout this experience, the main objective was to consolidate the academic knowledge gained, turning it into practical and conclusive applications within the business and multidisciplinary environment of design, facilitating the acquisition of professional experience. The relationship between fashion and sustainability has become increasingly intertwined. In recent years, however, there has been a growing movement of designers advocating for more sustainable fashion, raising awareness about how fashion is produced, consumed, and discarded. Thus, the master's student explored the sustainable and innovative aspect of the DUARTE HAJIME brand. During the internship, she had the opportunity to interact and work with experienced professionals in the fashion industry, directly observing the stages involved in the creative and production processes of clothing. Furthermore, she had the opportunity to analyze the marketing and communication strategies applied by DUARTE HAJIME to highlight its initiatives to consumers, fostering strong and cohesive awareness of responsible fashion. This report is divided into four chapters. Chapter 1 specifies the theme, research questions (main and secondary), objectives (general and specific), and the research framework. Chapter 2 presents the theoretical framework, analyzing all topics related to the internship practice. Chapter 3 provides an in-depth presentation of the Duarte Hajime brand. Then, Chapter 4 reports on the entire experience and projects carried out during the professional internship. It contributes to the report by presenting a technical catalog and a technical sheet. Finally, in Chapter 5, conclusions are drawn. However, the main objective of this internship was to provide the master's student with real-world experience in the fashion industry, expanding her knowledge and skills as a fashion designer by actively participating in the operational dynamics of the DUARTE HAJIME brand. A mixed methodology was applied throughout this report, starting with a non interventionist methodology, later shifting to an interventionist methodology.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.

Keywords

Design de moda Marca de autor DUARTE HAJIME Inovação Sustentabilidade Fashion design Independent brand Innovation Sustainability

Pedagogical Context

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