Repository logo
 
Publication

Educação musical : estética vs prática nas perspetivas de Bennett Reimer e David Elliott

dc.contributor.authorMaria Cristina Aguiar
dc.contributor.editorIPCB. ESART
dc.date.accessioned2025-07-25T10:48:31Z
dc.date.available2025-07-25T10:48:31Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractPartindo das perspetivas de Bennett Reimer e David Elliott acerca de uma filosofia da educação musical, apresenta-se uma reflexão sobre o que os aproxima e faz divergir. Reimer, em A Philosophy of Music Education (1970), defende a educação musical como uma experiência estética, centrada na apreciação e sensibilidade musical. Esta premissa é sustentada pelas teorias estéticas - Referencialismo, Formalismo e Expressionismo Absoluto – que refletem a música enquanto arte com valor em si própria, que se aproxima e relaciona com a experiência humana. Contrariamente, Elliott critica esse pressuposto em Music Matters (1995), defendendo que a educação musical deve assentar numa vertente prática performativa, em oposição a uma experiência exclusivamente estética que descura esta abordagem. A reflexão sobre esta dicotomia, em que Reimer prioriza a experiência auditiva/contemplativa da música e Elliott defende uma abordagem prática e contextualizada, é objeto deste artigo e pretende contribuir para uma visão holística ao nível da filosofia da educação musical.por
dc.description.abstractAbstract : Starting from the perspectives of Bennett Reimer and David Elliott on a philosophy of music education, we present a reflection on what brings them together or makes them differ. Reimer, in A Philosophy of Music Education (1970), defends music education as an aesthetic experience, centred on appreciation and musical sensitivity. This premise is supported by aesthetic theories - Referentialism, Formalism and Absolute Expressionism - which reflect music as an art that approaches and relates to human experience. In contrast, Elliott criticises this perspective in Music Matters (1995), arguing that music education should be based on a practical performative aspect, as opposed to na exclusively aesthetic experience that neglects this approach. The reflection on this dichotomy, in which Reimer prioritises the auditory/contemplative experience of music and Elliott advocates a practical and contextualised approach, is the subject of this article, and aims to contribute to a holistic view of the philosophy of music education.eng
dc.identifier.citationAGUIAR, Maria Cristina (2025) - Educação musical : estética vs prática nas perspetivas de Bennett Reimer e David Elliott. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN : 1646 - 9054. Nº 35, Vol.XVIII. p. 75-81. DOI: 10.53681/c1514225187514391s.35.303
dc.identifier.doi10.53681/c1514225187514391s.35.303
dc.identifier.issnISSN - 1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10250
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherIPCB. ESART
dc.relation.hasversionhttp://convergencias.esart.ipcb.pt
dc.relation.ispartofseriesConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectFilosofia
dc.subjectEducação musical
dc.subjectEstética
dc.subjectPrática
dc.subjectPedagogia
dc.subjectPhilosophy
dc.subjectMusic education
dc.subjectAesthetics
dc.subjectPractice
dc.subjectPedagogy
dc.titleEducação musical : estética vs prática nas perspetivas de Bennett Reimer e David Elliottpor
dc.title.alternativeMusic education : aesthetics vs practice in the perspectives of Bennett Reimer and David Elliotteng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage81
oaire.citation.issue35
oaire.citation.startPage75
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes.
oaire.citation.volumeXVIII
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educação musical.pdf
Size:
164.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: