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Design e comunicação de marca nas empresas da fileira oleícola: Caso de estudo da marca Comendador Francisco Esteves

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Abstract(s)

A presente investigação tem como foco principal o Design e a Comunicação nas empresas oleícolas, com especial ênfase no design e nos rótulos das embalagens de azeite da marca Comendador Francisco Esteves. Este estudo surge da necessidade de explorar novas abordagens de comunicação visual que reforcem a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental dos produtos, ao mesmo tempo que aprimoram o seu lado comunicacional no mercado. A pesquisa propõe-se a estudar o posicionamento da comunicação visual como ferramenta estratégica para a diferenciação e inovação das marcas. Esta investigação adota metodologias não intervencionistas, organizadas por uma fase de revisão da literatura, análise das áreas de estudo e de mercados e, em seguida, por uma parteintervencionista, prática, dedicada ao desenvolvimento de soluções de design de comunicação. Esta abordagem permite explorar soluções inovadoras que diferenciam a empresa no setor oleícola. O principal objetivo deste estudo será contribuir para o fortalecimento da marca Comendador Francisco Esteves posicionando a mesma como uma referência de boas práticas no design sustentável. Espera-se que esta investigação saliente a sustentabilidade como um valor central da marca, fornecendo perspetivas práticas de como o design pode atrair e fixar consumidores mais atentos ao meio ambiente, continuando a competir no mercado.
Abstract: The main focus of this research is Design and Communication in olive oil companies, with special emphasis on the design and labelling of the olive oil packaging of the Comendador Francisco Esteves brand. This study arises from the need to explore new approaches to visual communication that reinforce the sustainability and environmental responsibility of products, while at the same time improving their communicational side on the market. The research aims to study the positioning of visual communication as a strategic tool for brand differentiation and innovation. This research adopts non-interventionist methodologies, organized into a literature review phase, analysis of the study areas and markets, followed by an interventionist, practical part dedicated to developing communication design solutions. This approach makes it possible to explore innovative solutions that differentiate the company in the olive oil sector. The main aim of this study will be to help strengthen the Comendador Francisco Esteves brand by positioning it as a benchmark for good practice in sustainable design. It is hoped that this research will emphasize sustainability as a core value of the brand, providing practical insights into how design can attract and retain more environmentally conscious consumers while continuing to compete in the market.

Description

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.

Keywords

Design gráfico Sector oleícola Embalagem Rótulo Posicionamento da marca Graphic design Olive oil sector Packaging Labelling Brand positioning

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