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IT Service Management: conceitos e processos

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294-Texto Artigo-1151-1-10-20231218.pdf820.22 KBAdobe PDF Download

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Abstract(s)

Num mundo cada vez mais tecnológico, a alta disponibilidade dos sistemas é cada vez mais exigente aos serviços de Tecnologias de Informação (TI). O Information Technology Service Management (ITSM) pode ter um papel fundamental na gestão de TI, auxiliando clientes e parceiros para que o serviço prestado apresente a melhor relação custo/benefício, e diminuindo o tempo de inatividade e as interrupções dos serviços. Procura-se potenciar o valor do negócio. Neste contexto, o Information Technology Infrastructure Library (ITIL) aparece como uma framework que tem como objetivo auxiliar e facilitar a definição do negócio e a implementação da gestão de ITSM. Este artigo centra-se na análise e discussão dos conceitos inerentes aos processos de TI, auxiliando quem está a dar os primeiros passos nesta área. Ao longo do documento serão descritas as fases que compõem o ITSM e o ITIL, sob a forma de um guia orientador.

Description

Keywords

Valor do negócio Gestão de processo de negócio Gestão de serviços empresariais Information Technology Service Management (ITSM) Information Technology Infrastructure Library (ITIL) Tutorial

Pedagogical Context

Citation

BATUCA, Nuno [et al.] (2023) - IT Service Management: conceitos e processos. Revista de Ciências da Computação. N.º 18. DOI: https://doi.org/10.34627/rcc.v18i0.294

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