Repository logo
 
Publication

G. Rouma e Faria de Vasconcelos nas ‘Missões Belgas’ (1909 a 1920): Dos ideais da Escola Nova à Reforma Educativa liberal boliviana

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2019-10-31T09:32:03Z
dc.date.available2019-10-31T09:32:03Z
dc.date.issued2019-10-18
dc.description.abstractAbordamos a educação liberal boliviana (1899-1920) recorrendo a várias fontes (Achá, 1959; Bardina, 1917; Blanco Catacora, 1987; Finot, 1917; Kent, 1993; León, 2014; Martínez, 2010, Suárez, 1962), a periódicos (La Escuela Nueva, Estudios Bolívianos, Revista Pedagógica de la Escuela Normal de Sucre), a documentação e legislação boliviana (Anuários de Administração), às publicações de G. Rouma (1911, 1912, 1913, 1914, 1916 e 1920) e de Faria de Vasconcelos (1919), neste caso as ‘Obras Completas da Faria de Vasconcelos’ de J. F. Marques (1986, 2000, 2006, 2009) etc. Este marco teórico-conceptual permitiu-nos analisar hermenêuticamente a ação/intervenção de G. Rouma (1909-17) e de Faria de Vasconcelos na reforma educativa e formação e professores na Bolívia. A vida cultural e científica boliviana era escassa e, daí a propensão de aliciar emigrantes europeus e em especial as ‘Missões belgas’ de pedagogos. De facto, a situação dessa educação, as ideias e investigações (psico)pedagógicas, os estudos à criança boliviana por Rouma implicou a materialização dum modelo educativo ‘para a Bolívia e desde a Bolívia’ na base dos ideais da Escola Nova e novas pedagogias. A conceção básica da educação proposta por estes dois escolanovistas permitiu renovar e reestruturar o sistema educativo e criar e implementar as bases das escolas normais na formação de professores na Bolívia.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED - Centro de Investigação de Estudos Interdisciplinares de Educação para o Desenvolvimento da ULHT (Lisboa); Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto C. (2019) - G. ROUMA e FARIA DE VASCONCELOS nas ‘Missões Belgas’ (1909 a 1920): Dos ideais da Escola Nova à Reforma Educativa liberal boliviana. In Congresso Internacional Ibero-americano, 8, Salamanca, 17-19 de Outubro - Conversaciones Pedagógicas de Salamanca Influencias Belgas en la Educación Española e Iberoamericana : comunicação. Salamanca: Helmantica Paideia - US-FE.pt_PT
dc.identifier.isbn978-84-1311-156-8
dc.identifier.otherDepósito Legal - S. 453-2019
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6735
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherHelmantica Paideia (Universidade de Salamanca/Facultad de Educación - Spain)pt_PT
dc.relationceiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologiaspt_PT
dc.relation.publisherversionHelmantica Paideiapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectG. Roumapt_PT
dc.subjectFaria de Vascocnelospt_PT
dc.subjectEducação liberal bolivianapt_PT
dc.subjectpsicopedagogiapt_PT
dc.subjectEscola Novapt_PT
dc.titleG. Rouma e Faria de Vasconcelos nas ‘Missões Belgas’ (1909 a 1920): Dos ideais da Escola Nova à Reforma Educativa liberal bolivianapt_PT
dc.typelecture
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSalamanca - Espanhapt_PT
oaire.citation.endPage27pt_PT
oaire.citation.issue---pt_PT
oaire.citation.titleHelmantica Paideiapt_PT
oaire.citation.volume--pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typelecturept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Congresso IBeroAmericano_VIII Conversaciones Pedagógicas-Influencias Belgas-Salamanca_2019.pdf
Size:
9.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: