Repository logo
 
Publication

Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2020-08-04T13:52:50Z
dc.date.available2020-08-04T13:52:50Z
dc.date.issued2020-06-01
dc.description.abstractTrata-se de um estudo histórico-descritivo que aborda a educação especial às crianças surdas-mudas no séc. XIX e começos do XX, em Portugal. O seu marco conceptual assenta em fontes documentais e arquivísticas e de outras fontes secundárias no âmbito da História da Educação (Especial) sobre surdos. A nossa argumentação historiográfica, de teor hermenêutico (analítica) incide na educação, ações de ensino (métodos) aos surdos e nas iniciativas institucionais para essas pessoas com deficiência sensorial, ditas ‘anormais’ na época. O debate entre as técnicas de ensino aos surdos (oralismo, gestualismo), no âmbito de uma pedagogia diferenciada, acompanhou as tendências europeias divulgadas (métodos: francês e alemão). Em oitocentos, criaram-se classes/aulas e instituições, com o apoio dos municípios e misericórdias (Lisboa, Porto) e de filantropos ou beneméritos, destacando-se o papel da Casa Pia de Lisboa, instituição pioneira na educação dos surdos-mudos. Os nossos objetivos são os seguintes: compreender a existência de uma pedagogia nacional para os surdos (séc. XIX e parte do XX) e respetivas iniciativas educativas; analisar os métodos ou técnicas de ensino (oralista, gestual) seguidos por alguns pedagogos em instituições; compreender a organização de estudos do Real Instituto para surdos-mudos da Casa Pia e as principais características de aprendizagem. Este retrospecto histórico sobre educação da surdez intenta configurar práticas, orientações metodológicas e propostas educacionais, algumas diferentes, que desenvolveram muitas capacidades nos surdos, apesar de limitações. Toda esta visão historiográfica feita em 4 pontos do texto permitiu conhecer os caminhos percorridos pela comunidade surda, as suas dificuldades e lutas e as formas de intervenção.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2020) - Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX. Revista Temas Em Educação (Brasil), vol. 29, nº 2 (jun./jul), p. 96-118.pt_PT
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.53480pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7210
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries29;
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/53480pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSurdezpt_PT
dc.subjectMétodo oralistapt_PT
dc.subjectMétodo gestualpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectInstituições especializadaspt_PT
dc.titleEducação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XXpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUNIVERSIDADE JOÃO PESSOA (Brasil) - PPGEpt_PT
oaire.citation.endPage118pt_PT
oaire.citation.issuenº 2pt_PT
oaire.citation.startPage96pt_PT
oaire.citation.titleTEMAS EM EDUCAÇÃOpt_PT
oaire.citation.volume29pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista TemasEMeducação_Artigo-141929_29 (2)-jun-jul2020.pdf
Size:
443.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RevTemasEMeducação_v. 29 n. 2 (2020)_ RTE junjul)-2020.pdf
Size:
655.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format