Publication
Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.date.accessioned | 2020-08-04T13:52:50Z | |
| dc.date.available | 2020-08-04T13:52:50Z | |
| dc.date.issued | 2020-06-01 | |
| dc.description.abstract | Trata-se de um estudo histórico-descritivo que aborda a educação especial às crianças surdas-mudas no séc. XIX e começos do XX, em Portugal. O seu marco conceptual assenta em fontes documentais e arquivísticas e de outras fontes secundárias no âmbito da História da Educação (Especial) sobre surdos. A nossa argumentação historiográfica, de teor hermenêutico (analítica) incide na educação, ações de ensino (métodos) aos surdos e nas iniciativas institucionais para essas pessoas com deficiência sensorial, ditas ‘anormais’ na época. O debate entre as técnicas de ensino aos surdos (oralismo, gestualismo), no âmbito de uma pedagogia diferenciada, acompanhou as tendências europeias divulgadas (métodos: francês e alemão). Em oitocentos, criaram-se classes/aulas e instituições, com o apoio dos municípios e misericórdias (Lisboa, Porto) e de filantropos ou beneméritos, destacando-se o papel da Casa Pia de Lisboa, instituição pioneira na educação dos surdos-mudos. Os nossos objetivos são os seguintes: compreender a existência de uma pedagogia nacional para os surdos (séc. XIX e parte do XX) e respetivas iniciativas educativas; analisar os métodos ou técnicas de ensino (oralista, gestual) seguidos por alguns pedagogos em instituições; compreender a organização de estudos do Real Instituto para surdos-mudos da Casa Pia e as principais características de aprendizagem. Este retrospecto histórico sobre educação da surdez intenta configurar práticas, orientações metodológicas e propostas educacionais, algumas diferentes, que desenvolveram muitas capacidades nos surdos, apesar de limitações. Toda esta visão historiográfica feita em 4 pontos do texto permitiu conhecer os caminhos percorridos pela comunidade surda, as suas dificuldades e lutas e as formas de intervenção. | pt_PT |
| dc.description.sponsorship | CeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Martins, Ernesto Candeias (2020) - Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX. Revista Temas Em Educação (Brasil), vol. 29, nº 2 (jun./jul), p. 96-118. | pt_PT |
| dc.identifier.doi | DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.53480 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/7210 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.relation.ispartofseries | 29; | |
| dc.relation.publisherversion | https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/53480 | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Surdez | pt_PT |
| dc.subject | Método oralista | pt_PT |
| dc.subject | Método gestual | pt_PT |
| dc.subject | Educação especial | pt_PT |
| dc.subject | Instituições especializadas | pt_PT |
| dc.title | Educação (especial), métodos de ensino e instituições destinadas à surdez em Portugal: Visão sociohistórica no Séc. XIX e inícios do XX | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | UNIVERSIDADE JOÃO PESSOA (Brasil) - PPGE | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 118 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | nº 2 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 96 | pt_PT |
| oaire.citation.title | TEMAS EM EDUCAÇÃO | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 29 | pt_PT |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
