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Gestão do design de comunicação na estratégia e desenvolvimento organizacional em contexto de estágio

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.authorAlvarenga, Thales Weber Jardim
dc.date.accessioned2022-01-05T13:15:42Z
dc.date.available2022-01-05T13:15:42Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
dc.description.abstractAs marcas fazem parte do quotidiano da sociedade contemporânea, promovendo comportamentos e mediando a relação entre pessoas e grupos. São esses elementos que geram conhecimento ao nosso redor, para que todos possamos nos conectar uns com os outros. A Gestão do Design tem o importante papel de articular pessoas, departamentos, de alinhar estratégias, optimizar métodos, processos e decisões para incrementar a qualidade dos produtos/serviços e o valor de marca. No âmbito desta investigação pretende-se estudar o contributo do Design para a eficácia e melhoria da comunicação empresarial, nomeadamente pela sua gestão e alinhamento com os objetivos organizacionais. O processo investigativo foi desenvolvido em contexto de estágio ao longo de seis meses, na associação ITGA -International Tobacco Growers Association, pela realização de projetos ao nível do Branding e Identidade Visual Corporativa ou de Marca, Design Editorial e interface para Web Design. A investigação baseia-se numa metodologia mista, combinando métodos intervencionistas e não-intervencionistas. A componente não intervencionista visa o enquadramento teórico e a explanação de conceitos na esfera do Gestão de Design. Relativamente à investigação ativa, esta consistiu na realização de estudo de caso de tipo exploratório, correspondendo aos projetos elaborados em contexto de estágio. Com este trabalho investigativo foi possível constatar o modo como a Gestão do Design é relevante para a integração do Design na empresa e para a competitividade organizacional, especificamente em termos de qualidade e desenvolvimento de novos produtos, suportes de comunicação e da própria proposição de valor. A experiência de estágio serviu como um agregador de conhecimento e permitiu aplicar métodos de Gestão do Design com sentido estratégico, correlacionando-os com a revisão da literatura. A introdução do departamento de Design na associação gerou benefícios ao nível da qualidade e eficácia da comunicação institucional, na sua gestão. Além disso, o novo departamento de Design permitiu reduzir os custos com a comunicação e rentabilizar o investimentopt_PT
dc.description.abstractAbstract : Brands are part of everyday life in contemporary society, promoting behaviour and mediating the relationship between people and groups. It is these elements that generate knowledge around us, so that we can all connect with each other. Design management has the important role of articulating people, departments, of aligning strategies, optimising methods, processes and decisions to increase the quality of products/services and brand value. The aim of this research is to study Design’s contribution to the effectiveness and improvement of business communication, namely through its management and alignment with organisational objectives. The investigative process was developed during a six-month internship at ITGA -International Tobacco Growers Association, through the development of projects at the level of Branding and Corporate Visual Identity or Brand, Editorial Design and Web Design interface. The research is based on a mixed methodology, combining interventionist and noninterventionist methods. The non-interventionist component aims at the theoretical framework and the explanation of concepts in the sphere of Design Management. Regarding the active research, it consisted in the realization of an exploratory case study, corresponding to the projects developed in the internship context. With this investigative work it was possible to see how Design Management is relevant for the integration of Design in the company and for organisational competitiveness, specifically in terms of quality and development of new products, communication supports and the value proposition itself. The internship experience served as a knowledge aggregator and allowed to apply Design management methods with strategic meaning, correlating them with the literature review. The introduction of the Design department in the association generated benefits in terms of the quality and effectiveness of institutional communication, in its management. In addition, the new Design department allowed reducing costs with communication and making the investment more profitable.pt_PT
dc.identifier.tid202840026
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7824
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectGestão do design de comunicaçãopt_PT
dc.subjectIdentidade visualpt_PT
dc.subjectImagem de marcapt_PT
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_PT
dc.subjectITGA -International Tobacco Growers Associationpt_PT
dc.subjectCommunication design management,pt_PT
dc.subjectVisual identitypt_PT
dc.subjectCorporate imagept_PT
dc.subjectCommunication strategypt_PT
dc.titleGestão do design de comunicação na estratégia e desenvolvimento organizacional em contexto de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

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