Repository logo
 
Publication

O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital

dc.contributor.authorCalvário, Juliana de Sousa
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorSousa, Célia
dc.date.accessioned2020-02-03T09:40:27Z
dc.date.available2020-02-03T09:40:27Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractComunicar é uma capacidade inata de qualquer indivíduo. Em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), as interações interpessoais estão condicionadas, sendo fundamental proporcionar-lhes meios inclusivos de comunicação. A investigação centrou-se na construção de livros adaptados com símbolos SPC e a sua aplicação jun-to de duas crianças com PEA. Pretendeu-se averiguar se estes recursos facilitam a inclusão destas crianças em atividades de leitura, bem como se promovem um maior desenvolvimento de competências comunicativas entre estas crianças e os seus pares, em comparação com o mesmo livro na sua versão original. A metodologia consistiu numa investigação de caráter qualitativo, numa abordagem de estudo de caso, exploratório e descritivo. A investigação foi baseada no trabalho de campo, envolvendo as crianças e os livros adaptados. Realizaram-se sessões práticas junto das crianças, recolhendo-se as respeti-vas notas de campo. Posteriormente, entrevistaram-se os docentes de educação especial e titulares de turma das crianças. Após a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que os livros adaptados foram estruturadores e facilitadores da comunicação, face ao livro na sua versão original. A reação comportamental e comunicativa das crianças perante o livro adaptado foi de maior participação e dinamismo, promovendo igualmente a inclusão de crianças com PEA nas atividades de leitura.pt_PT
dc.description.abstractCommunicating is an innate ability of any individual. In children with Autism Spectrum Disorder (ASD), interpersonal interactions are conditioned, and it is essential to provide them with inclusive means of communication. The research focused of books adapted with SPC symbols and their application with PEA. The aim was to find out if these resources facilitate the inclusion of these children in reading activities, as well as to promote a greater development of communicative competences between these children and their peers, compared to the same book in its original version. The adopted methodology consisted in a qualitative research method, a case study, an exploratory and descriptive. The investigation was based on fieldwork, which involved two children and the adapted books. During the research process, there were held practical sessions along with the chil-dren, where the corresponding fieldnotes were gathered. Subsequently, the special education teachers and class directors, from the children, were interviewed. After the data collection, process and analysis we concluded that the adapted books have been struc-turers and enablers of the communication, when facing the original versions of the books. The chil-dren’s behaviour and communicational reaction towards the adapted books was of increased partici-pation and dynamics, promoting an equal the inclusion of the children with ASD in the reading activi-ties.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCalvário, J., Gil, H. & Sousa, C. (2019). O livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digital. In Atas V Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT 2018. (pp. 201-212). ISBN: 978-989-8797-34-6 Leiria: Instituto Politécnico de Leiria.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-34-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6898
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação aumentativa e alternativapt_PT
dc.subjectLeitura inclusivapt_PT
dc.subjectLivros adaptadospt_PT
dc.subjectPerturbação do Espetro do Autismopt_PT
dc.subjectAugmentative and alternative communicationpt_PT
dc.subjectInclusive readingpt_PT
dc.subjectAdapted bookspt_PT
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_PT
dc.titleO livro adaptado em SPC - Um recurso com utilização de tecnologia digitalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage212pt_PT
oaire.citation.startPage201pt_PT
oaire.citation.titleAtas V Conferência Internacional para a Inclusão - INCLUDiT 2018pt_PT
person.familyNameGil
person.familyNameAdão de Oliveira Aguiar de Sousa
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.givenNameCélia Maria
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.ciencia-idC018-2EA4-D945
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
person.identifier.orcid0000-0002-5113-9323
person.identifier.scopus-author-id57194005888
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication1fbd3508-fc9d-4ead-97b5-f869fd60f5ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_Atas IncludIT_Livro SPC_2019.pdf
Size:
361.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: