Repository logo
 
Publication

Ensinar e aprender : com ou para os media?

dc.contributor.authorRuivo, João
dc.contributor.authorMesquita, Helena
dc.date.accessioned2012-12-18T16:42:27Z
dc.date.available2012-12-18T16:42:27Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA utilização asséptica e acéfala das tecnologias da informação e da comunicação (Tic) no ensino e, mais propriamente na sala de aula, sem qualquer contextualização didáctico-pedagógica, pode vir a constituir o maior desperdício de investimento que, nas últimas duas décadas, os sistemas educativos europeus proporcionaram às escolas e aos professores. No artigo aborda-se a relação entre Educação, TIC e Média reclamando que o trabalho com as duas últimas “só deveria ocorrer num contexto pedagógico de ensino ou de aprendizagem”, o que implica uma formação inicial e contínua de professores “gratuita e sistemática”. Esse será o caminho para atingir uma “sábia visão pedagógica” que tem em conta as teorias da aprendizagem, os efeitos (positivos e negativos) da globalização, bem como o carácter efémero e sincrético da informação e do conhecimento. A inserção efectiva das TIC e dos Media em contexto pedagógico aponta para uma necessária mudança da escola, mais inclusiva, autónoma e aberta às exigências sociais, sob pena de perder o papel central que ainda ocupa na formação de cidadãos, seja ao nível dos conhecimentos seja dos valores. A escola é hoje uma instituição «glocal», o que a obriga a responder a um conjunto de desafios enumerados no artigo, desde o Pré-escolar ao Superior. A formação sistemática dos docentes é fulcral nestas propostas, pois as TIC facilitam o ensino, mas tal não significa uma relação directa com a melhoria das aprendizagens. Se hoje encontramos alunos High Tech numa escola de professores Low Tech, importa equilibrar essa balança, pois a aprendizagem não melhora com a «aprendizagem» copy/paste, mas sim com a «aprendizagem» que implica análise crítica e produção reflexiva de conhecimento. Urge por isso avançar no sentido de implementar “metodologias pedagógicas mais plásticas”, desenvolvidas por um “professor mais mediatizado” e recorrendo às TIC como “ferramentas mediadoras”.por
dc.identifier.citationRUIVO, João ; MESQUITA, Helena (2011) - Ensinar e aprender : com ou para os media?. In Vitor Tomé , Maria Helena Menezes (org.). - Educação e media : da teoria ao terreno. Castelo Branco : RVJ-Editores. ISBN: 978-989-8289-11-7. p. 17-38.por
dc.identifier.isbn978-989-8289-11-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1607
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherRVJ-Editorespor
dc.subjectTicpor
dc.subjectSociedade do conhecimentopor
dc.subjectPolíticas educativaspor
dc.subjectPedagogias activaspor
dc.subjectTecnologia educativapor
dc.subjectFuturo da escolapor
dc.titleEnsinar e aprender : com ou para os media?por
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage38por
oaire.citation.startPage17por
oaire.citation.titleEducação e media : da teoria ao terrenopor
person.familyNameRuivo
person.familyNameFerreira de Pedro Mesquita
person.givenNameJoão José Tavares Curado Ruivo
person.givenNameMaria Helena
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1
person.identifier.ciencia-id7C16-251C-4326
person.identifier.orcid0000-0002-8379-8294
person.identifier.orcid0000-0001-6869-9856
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublicatione977bab5-1332-403b-8c8d-8ab287ba7c56
relation.isAuthorOfPublication1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ensinar e aprender-Educação e Media.pdf
Size:
8.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: