dc.contributor.author | Ruivo, João | |
dc.contributor.author | Mesquita, Helena | |
dc.date.accessioned | 2012-12-18T16:42:27Z | |
dc.date.available | 2012-12-18T16:42:27Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | A utilização asséptica e acéfala das tecnologias da informação e da comunicação (Tic) no ensino e, mais propriamente na sala de aula, sem qualquer contextualização didáctico-pedagógica, pode vir a constituir o maior desperdício de investimento que, nas últimas duas décadas, os sistemas educativos europeus proporcionaram às escolas e aos professores. No artigo aborda-se a relação entre Educação, TIC e Média reclamando que o trabalho com as duas últimas “só deveria ocorrer num contexto pedagógico de ensino ou de aprendizagem”, o que implica uma formação inicial e contínua de professores “gratuita e sistemática”. Esse será o caminho para atingir uma “sábia visão pedagógica” que tem em conta as teorias da aprendizagem, os efeitos (positivos e negativos) da globalização, bem como o carácter efémero e sincrético da informação e do conhecimento. A inserção efectiva das TIC e dos Media em contexto pedagógico aponta para uma necessária mudança da escola, mais inclusiva, autónoma e aberta às exigências sociais, sob pena de perder o papel central que ainda ocupa na formação de cidadãos, seja ao nível dos conhecimentos seja dos valores. A escola é hoje uma instituição «glocal», o que a obriga a responder a um conjunto de desafios enumerados no artigo, desde o Pré-escolar ao Superior. A formação sistemática dos docentes é fulcral nestas propostas, pois as TIC facilitam o ensino, mas tal não significa uma relação directa com a melhoria das aprendizagens. Se hoje encontramos alunos High Tech numa escola de professores Low Tech, importa equilibrar essa balança, pois a aprendizagem não melhora com a «aprendizagem» copy/paste, mas sim com a «aprendizagem» que implica análise crítica e produção reflexiva de conhecimento. Urge por isso avançar no sentido de implementar “metodologias pedagógicas mais plásticas”, desenvolvidas por um “professor mais mediatizado” e recorrendo às TIC como “ferramentas mediadoras”. | por |
dc.identifier.citation | RUIVO, João ; MESQUITA, Helena (2011) - Ensinar e aprender : com ou para os media?. In Vitor Tomé , Maria Helena Menezes (org.). - Educação e media : da teoria ao terreno. Castelo Branco : RVJ-Editores. ISBN: 978-989-8289-11-7. p. 17-38. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8289-11-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1607 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | RVJ-Editores | por |
dc.subject | Tic | por |
dc.subject | Sociedade do conhecimento | por |
dc.subject | Políticas educativas | por |
dc.subject | Pedagogias activas | por |
dc.subject | Tecnologia educativa | por |
dc.subject | Futuro da escola | por |
dc.title | Ensinar e aprender : com ou para os media? | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 38 | por |
oaire.citation.startPage | 17 | por |
oaire.citation.title | Educação e media : da teoria ao terreno | por |
person.familyName | Ruivo | |
person.familyName | Ferreira de Pedro Mesquita | |
person.givenName | João José Tavares Curado Ruivo | |
person.givenName | Maria Helena | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1 | |
person.identifier.ciencia-id | 7C16-251C-4326 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8379-8294 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6869-9856 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | e977bab5-1332-403b-8c8d-8ab287ba7c56 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10 |