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Terapia pela dança em adultos com deficiência mental e motora

dc.contributor.authorGonçalves, Bárbara
dc.contributor.authorFrancisco, Joana
dc.contributor.authorPereira, Sara
dc.contributor.authorPinheira, Vítor
dc.date.accessioned2015-07-22T15:54:54Z
dc.date.available2015-07-22T15:54:54Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA terapia pela dança recorre ao uso psicoterapêutico do movimento como processo promotor da integração emocional e física, permitindo uma recuperação psicofísica e a expressão de pessoas com diferentes tipos de deficiência. O presente estudo teve como objetivos avaliar os resultados da terapia pela dança com adultos institucionalizados, com deficiência mental e motora, no equilíbrio, coordenação, esquema corporal e cognição social. A amostra foi constituída por 19 indivíduos (5 dependentes) institucionalizados, com deficiência mental e motora. Para avaliação dos resultados foi realizada avaliação inicial (T0) e após 8 semanas de intervenção (T1). No grupo dependente avaliou-se postura e movimentos ativos em contexto normal e dança. No grupo autónomo utilizaram-se medidas para avaliar equilíbrio, coordenação, esquema corporal e cognição social. Foi realizada 1 sessão semanal (45 minutos).Utilizaram-se medidas de tendência central e de dispersão e comparações de médias. No grupo dependente, em contexto de dança verificou-se a assunção maioritariamente do padrão de extensão, por oposição ao padrão habitual. O grupo autónomo aumentou a pontuação na Escala de Berg (média de 53,71, para 55,36 pontos). Na coordenação “dedo-nariz” verificaram-se maiores dificuldades à esquerda com olhos abertos e fechados (57,1% e 71,4% respetivamente) e em T1 existiram maiores dificuldades de olhos fechados (28,6%). Na coordenação com “calcanhar-joelho” verificaram-se maiores dificuldades à esquerda (olhos abertos 14,3% e fechados 35,7%) mas em T1 todos completaram o teste. No esquema corporal em três das componentes avaliadas verificou-se um aumento das pontuações. Na componente velocidade e ritmo, em T1 todos os sujeitos completaram a tarefa. Ao nível da cognição social verificou-se um aumento em duas componentes. Esta terapia promoveu melhorias no equilíbrio, coordenação, esquema corporal e cognição social de adultos institucionalizados com deficiência mental e motora.por
dc.identifier.citationGONÇALVES, Bárbara [et al.] (2015) - Terapia pela dança em adultos com deficiência mental e motora. In Congresso em Educação Pedagogia & Inovação, 1, Castelo Branco, 5 e 6 de junho. Comunicação oral.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2912
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectTerapia pela dançapor
dc.subjectDeficiência mentalpor
dc.subjectDeficiência motorapor
dc.subjectFisioterapiapor
dc.titleTerapia pela dança em adultos com deficiência mental e motorapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.title1º Congresso em Educação Pedagogia & Inovaçãopor
person.familyNamepinheira
person.givenNamevítor
person.identifier.ciencia-id6C10-8EA2-6960
person.identifier.orcid0000-0003-2580-7508
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication9f6ff42c-4c53-461d-9575-28eb529dcaba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9f6ff42c-4c53-461d-9575-28eb529dcaba

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