Repository logo
 
Publication

A gravitação da ética do cuidado na mediação : intervenção social e escolar nas escolas

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.contributor.authorMartins, Susana Isabel Bártolo
dc.date.accessioned2017-01-12T10:05:14Z
dc.date.available2017-01-12T10:05:14Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractNa resolução de conflitos, no incumprimento de normas e nas situações de indisciplina escolar, exigem-se mediadores e programas de mediação. Na implementação destes programas é essencial formar mediadores para intervirem em contexto socioeducativo com alunos, professores e família, sendo exigido a esses profissionais uma ética profissional mediadora. A necessidade de educar os alunos para integrarem as equipes de mediação implica a promoção de valores de convivência e uma ética do cuidado com os outros. A ética do cuidado e do encontro permite mais possibilidades de convívio e novas formas de existência humana. Procuramos interpretar os pontos de vista de alguns autores sobre a mediação (modelos e programas), destacando a educação para a tolerância, solidariedade, responsabilidade e cidadania, que são exigências da escola no âmbito da educação para os valores. A mediação contribui para resolver conflitos, melhorar a comunicação, as relações e a convivência.pt_PT
dc.description.abstractIn conflict resolution, in breach of regulations and in cases of indiscipline, it is required school mediators and mediation programs. In the implementation of these programs is essential to train mediators to intervene in educational context with students, teachers and family, being required to these professionals, ethics professional mediator. The need to educate students to integrate mediation teams implies the promotion of values of coexistence and ethics of care with others. The ethics of care and of the meeting allow for more possibilities of conviviality and new forms of human existence. We try to interpret the views of some authors about mediation, mediators (models and programs), emphasizing education for tolerance, solidarity, responsibility and citizenship, which are requirements of the school within the framework of education for values. Mediation helps to resolve conflicts, improving communication, relationships and coexistence.pt_PT
dc.description.abstractEn la resolución de conflictos, en no cumplir las normas y en las situaciones de indisciplina en la escuela, se exigen mediadores y programas de mediación. En la implementación de estos programas es esencial formar mediadores para intervinieren en contexto socioeducativo con alumnos, profesores y familia, y se exige a eses profesionales una ética profesional mediadora. La necesidad de educar los alumnos para integraren los equipos de mediación implica la promoción de valores de convivencia y una ética de atención con los otros. La ética del cuidado y del encuentro permite más posibilidades de convivir y nuevas formas de existencia humana. Procuramos interpretar los puntos de vista de algunos autores sobre la mediación (modelos y programas), destacando la educación para la tolerancia, solidaridad, responsabilidad y ciudadanía, que son exigencias de la escuela en el ámbito de la educación para los valores. La mediación contribuye para resolver conflictos, mejorar la comunicación, las relaciones y el convivio.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto ; MARTINS, Susana (2016) – A gravitação da ética do cuidado na mediação : intervenção social e escolar nas escolas. Poiésis : revista do programa de pós-graduação em educação. ISSN 2179-2534. V. 10, nº 18, p. 371-388.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e182016371-388pt_PT
dc.identifier.issn2179-2534
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5422
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Sul de Santa Catarinapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMediação escolar e socialpt_PT
dc.subjectÉtica do cuidadopt_PT
dc.subjectIntervenção escolarpt_PT
dc.subjectConvivência escolarpt_PT
dc.subjectValores.pt_PT
dc.subjectSchool and social mediationpt_PT
dc.subjectEthics of carept_PT
dc.subjectSchool interventionpt_PT
dc.subjectValues.pt_PT
dc.subjectMediación escolar y socialpt_PT
dc.subjectÉtica de la atenciónpt_PT
dc.subjectIntervención escolarpt_PT
dc.subjectConvivio escolarpt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.titleA gravitação da ética do cuidado na mediação : intervenção social e escolar nas escolaspt_PT
dc.title.alternativeThe gravitation of the ethics of care in mediation: social intervention and school education in schoolspt_PT
dc.title.alternativeLa gravitación de la ética de la atención en la mediación : intervención social y escolar en las escuelaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSanta Catarinapt_PT
oaire.citation.endPage388pt_PT
oaire.citation.startPage371pt_PT
oaire.citation.titlePoiésis : revista do programa de pós-graduação em educaçãopt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A gravitação da ética do cuidado na mediação.pdf
Size:
768.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: