Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A emoção na performance musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_RAQUEL_CABECAS.pdf2.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, especialização em Instrumento e Música de Conjunto, encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é referente à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional de Castelo Branco, no ano letivo 2023/2024. Esta prática foca-se no acompanhamento de três alunos de guitarra (dois alunos do 4º grau e um aluno do 5º grau) e no acompanhamento de uma classe de conjunto (orquestra de guitarras). A segunda parte do trabalho consiste no Projeto de Investigação, intitulado “A Emoção na Performance Musical”. Este estudo, de natureza maioritariamente qualitativa, utiliza a metodologia de investigação-ação e foi realizado com quatro alunos de guitarra clássica (dois do 4º grau e dois do 5º grau). Esta investigação tem como objetivos compreender de que forma o intérprete transmite emoções numa performance musical e com que precisão essas emoções são percebidas pelo público. Para tal, são analisadas as perspetivas do músico e do público, obtidas por meio de entrevistas e de um inquérito por questionário. As conclusões apontam para a importância da implementação de estratégias pedagógicas que aprimorem a comunicação emocional na performance, mostrando que o público consegue captar emoções expressas durante uma performance musical. Este trabalho destaca a relevância de integrar o desenvolvimento emocional no ensino, contribuindo para uma ligação mais profunda entre o aluno, o repertório e o público, e para performances musicais mais expressivas e envolventes.
Abstract: This Internship Report, carried out as part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Music Education, specialization in Instrument and Ensemble Music, is divided into two parts. The first part refers to the Supervised Teaching Practice carried out at the Regional Conservatory of Castelo Branco during the 2023/2024 academic year. This practice focuses on accompaniment three guitar students (two 4th grade students and one 5th grade student) and the accompaniment of an ensemble class (guitar orchestra). The second part of the report consists of the research project titled "Emotion in Musical Performance". This study, mainly qualitative in nature, utilizes an action research methodology and was carried out with four classical guitar students (two from 4th grade and two from 5th grade). This research aims to understand how the performer conveys emotions during a musical performance and how accurately these emotions are perceived by the audience. To this end, the perspectives of both the musician and the audience are analyzed, obtained through interviews and a questionnaire survey. The conclusions points to the importance of the implementation of pedagogical strategies that enhance emotional communication in performance, demonstrating that audiences can perceive emotions communicated during a musical performance. This study emphasizes the relevance of integrating emotional development into education, contributing for a deeper connection between the student, repertoire and audience, and for more expressive and engaging performances.

Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Emoções Guitarra clássica Comunicação emocional Expressão musical Performance emotions Classical guitar Emotional communication Musical expression Performance

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue