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Abstract(s)
No atual contexto das empresas de design de comunicação, surgem diversos projetos que,
aparentemente, têm sempre o mesmo objetivo: a integração no mercado, com características
significativamente diferenciadoras. A maioria desses projetos são, provavelmente, projetos de
Identidade Visual e de Comunicação Corporativa, tornando-se importante existir informação que
permita desenvolver projetos de Design e Redesign de uma Identidade Visual, da forma mais
correta e adequada.
Deste modo, considerou-se importante que existisse informação de apoio sobre a temática,
orientando o designer, na toma determinadas decisões conforme as caraterísticas do projeto
em questão. No entanto, os princípios que deveriam estar presentes no exercício da profissão
são escassos, fazendo com que os projetos sejam encarados de diversas formas, algumas delas
incoerentes. Esta incoerência pode também justificar-se pela escassez de literatura específica ou
mesmo pouco clarificadora.
De um modo geral, as empresas portuguesas têm vindo a atribuir mais importância a
uma comunicação correta e adequada às suas necessidades, recorrendo a empresas de design de
comunicação, no sentido de encontrar a solução para os seus problemas em termos de promoção,
divulgação e (re)posicionamento gráfico. Neste contexto, é comum surgirem projetos de Design
de Identidade Visual, bem como do Redesign do existente que, normalmente, ocorrem das
necessidades empresariais do momento. Por outro lado, continuam a existir práticas projetuais
que parecem desprender-se de quaisquer informações da empresa, limitando a Identidade Visual
ao gosto ou vontade do designer e do cliente.
Recorrendo a uma metodologia intervencionista desenvolvida em estágio, este processo
investigativo pretende contribuir para o conhecimento do design, nomeadamente, para identificar
as semelhanças e diferenças entre os projetos de Design ou Redesign de uma Identidade, onde
existe um ponto de situação anterior e equacionado se deve, ou não, ser considerado. Pretende-se
desta forma enriquecer conhecimentos específicos deste tipo de projetos, bem como o desenvolver
de técnicas provenientes da investigação.
A investigação ativa decorreu em contexto de estágio na empresa de design One to Four -
Design e Consultoria, Lda., localizada na Marinha Grande e também conhecida como One, tendo
como tema de estudo a Identidade Visual, particularmente em projetos de Design ou Redesign de
signos gráficos, procurando compreender os mecanismos e processos similares e diferentes em
cada um destes projetos.
Os principais resultados obtidos fundamentam-se nos casos analisados durante a
investigação, a partir dos quais resulta um conjunto de reflexões e princípios que podem apoiar
outros projetos de design e redesign da Identidade Visual.
Description
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico
de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design
Gráfico.
Keywords
Redesign Design Identidade visual Marca gráfica