Repository logo
 
Publication

Didática e prática na formação inicial – integração de matemática e ciências naturais em atividade de índole investigativa em Jardim de Infância

dc.contributor.authorJorge, Fátima R.
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorMartins, Maria Helena
dc.date.accessioned2023-03-27T10:51:26Z
dc.date.available2023-03-27T10:51:26Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA formação em didática ganha relevo na interação com a prática, através da construção colaborativa de planificações, seguidas de implementação e alvo de reflexão sobre a ação. Na ação educativa privilegiam-se experiências de aprendizagem diversificadas e ativas, originadas em questões desafiadores, com sentido para as crianças e capazes de as envolver em atividades práticas e investigativas, integradoras de áreas da Educação Pré-escolar. Assentes neste pressuposto, temos como objetivos apresentar e analisar uma experiência vivida por futuras educadoras numa intervenção didática com crianças de 5 anos em termos do valor para a sua formação e para a aprendizagem das crianças. Adotou-se uma metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos por análise documental. Os resultados evidenciam a apropriação de uma perspetiva de integração curricular e a valorização positiva da experiência didática, com destaque para o interesse, a motivação e o papel ativo das crianças.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The training in didactics gains importance in the interaction with practice in the collaborative construction of plans, followed by implementation and target of reflection on the didactic action. In the educational action diversified and active learning experiences are privileged, originated in challenging issues, with meaning for children and capable of involving them in practical and investigative situations that integrate areas of Preschool Education. With this assumption, we aim to present and analyze an experience lived on a didactic intervention of future educators with children in terms of the value for their training and for the learning of children. A qualitative methodology was adopted, and data was collected by document analysis. The results support the appropriation of a perspective of curricular integration and the positive appreciation of the didactic experience, with emphasis on the interest, motivation, and active role of children.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJorge, F. R., Paixão, F., & Martins, M. H. (2023). Didática e prática na formação inicial – integração de matemática e ciências naturais em atividade de índole investigativa em Jardim de Infância. In Jorge, F. R., Paixão, F., & Silveira, P. (coords.), A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção - Volume II (pp. 233-246). Instituto Politécnico de Castelo Branco. ISBN 978-989-53931-4-5.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.53681/2023.l03/04pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53931-4-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8443
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectDidáticapt_PT
dc.subjectOrganização e tratamento de dadospt_PT
dc.subjectAtividades investigativaspt_PT
dc.subjectInitial trainingpt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectDidacticspt_PT
dc.subjectData analysispt_PT
dc.subjectInvestigative activitiespt_PT
dc.titleDidática e prática na formação inicial – integração de matemática e ciências naturais em atividade de índole investigativa em Jardim de Infânciapt_PT
dc.title.alternativeDidactics and practice in initial training – integration of mathematics and natural sciences in investigative activity in kindergartenpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage246pt_PT
oaire.citation.startPage233pt_PT
person.familyNameJorge
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
texto3-cap-livro-2023-jorge-et-al.pdf
Size:
874.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: