Repository logo
 
Publication

Perceção dos professores portugueses (educação especial) sobre os impactos da sua formação e experiência prática no contexto inclusivo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.contributor.authorCanteiro, Regina Aparecida Felgueiras Caló
dc.contributor.editorCentro Universitário de Patos de Minas
dc.date.accessioned2025-07-30T08:48:53Z
dc.date.available2025-07-30T08:48:53Z
dc.date.issued2024-12-23
dc.description.abstractUtilizando uma metodologia mista (estudo exploratório, transversal, descritivo, explicativo e analítico, realizado em 2023), abordámos os impactos da formação e experiência prática dos professores portugueses de educação especial no contexto da educação inclusiva, tendo em conta a legislação em vigor e a diferenciação pedagógica. Aplicámos um inquérito por questionário (amostra de N=72 professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico) e realizámos observação documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas aos responsáveis. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico (Qui-quadrado, teste de Fisher) e análise de conteúdo, permitindo a verificação das seguintes questões: analisar a prática pedagógica do "professor inclusivo"; conhecer as opiniões dos professores sobre medidas inclusivas; compreender a profissão docente no âmbito da educação especial para a inclusão e aprendizagens inclusivas; averiguar se a formação e experiência implicam um melhor sucesso nos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e determinar se as medidas implementadas nas escolas promovem a inclusão. Os resultados confirmaram que os professores conhecem o regime jurídico e que a formação (inicial e contínua) é determinante para a implementação de estratégias adequadas.por
dc.description.abstractAbstract: Using a mixed methodology (exploratory, cross-sectional, descriptive, explanatory, and analytical study conducted in 2023), we addressed the impacts of training and practical experience of Portuguese special education teachers in the context of inclusive education, considering current legislation and pedagogical differentiation. A survey questionnaire (sample of N=72 teachers from the 2nd and 3rd Cycles of Basic Education) was applied, along with document analysis, non-participant observation, and semi-structured interviews with the responsible parties. The data were subjected to statistical treatment (Chi-square, Fisher’s test) and content analysis, enabling the verification of the following questions: analyzing the pedagogical practice of the "inclusive teacher"; understanding teachers' opinions on inclusive measures; comprehending the teaching profession within the scope of special education for inclusion and inclusive learning; investigating whether training and experience lead to better success for students with special educational needs (SEN); and determining if the measures implemented in schools promote inclusion. The results confirmed that teachers are familiar with the legal framework and that training (both initial and ongoing) is crucial for the implementation of appropriate strategies.eng
dc.description.sponsorshipCeiED da ULHT of Lisbon and FCT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias & Canteiro, Regina Aparecida Felgueiras Caló (2024) - Perceção dos professores portugueses (educação especial) sobre os impactos da sua formação e experiência prática no contexto inclusivo – Revista Crátilo, vol. 17, n. 2: 06-28, jul./dez., pp- 6-28. ISSN 1984-0705. https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo
dc.identifier.doihttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo
dc.identifier.issn1984-0705
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10269
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherCentro Universitário de Patos de Minas
dc.relation.hasversionhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectinclusão
dc.subjectformação professores
dc.subjectdiferenciação pedagógica
dc.subjecteducação especial
dc.subjectexperiência docente
dc.subjectinclusion
dc.subjectteacher training
dc.subjectpedagogical differentiation
dc.subjectspecial education
dc.subjectteaching experience.
dc.titlePerceção dos professores portugueses (educação especial) sobre os impactos da sua formação e experiência prática no contexto inclusivopor
dc.title.alternativePerception of Portuguese teachers (special education) on the impacts of their training and practical experience in the inclusive contexteng
dc.typetext
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage28
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPage6
oaire.citation.titleRevista Crátilo,
oaire.citation.volume17
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2024-Revista Crátilo_v17_n2-2024_PerceçãoProfs EE_formação-Pratica e Inclusão.pdf
Size:
502.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: