Publication
O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB
dc.contributor.author | Dias, Vanessa Sofia | |
dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2015-12-15T14:14:11Z | |
dc.date.available | 2015-12-15T14:14:11Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A investigação que levámos a cabo pretendeu averiguar o contributo da utilização do quadro interativo multimédia (QIM) na iniciação à leitura e à escrita de alunos do 1º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A amostra foi constituída pela totalidade dos alunos de uma turma de uma Escola Básica, situada em Castelo Branco. Os objetivos que nortearam o nosso estudo foram: introduzir o QIM em contexto educativo e promover a sua utilização específica no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, propondo estratégias didáticas nesse sentido; avaliar se a referida utilização melhora efetivamente o processo de ensino/aprendizagem na área em causa; identificar quais as principais vantagens e desvantagens de utilização do quadro interativo. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo e, especificamente, um estudo de caso. A triangulação dos dados possibilitou a perceção de que, em termos comparativos, a utilização do QIM veio promover melhores aprendizagens no âmbito do processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita. Os índices e concentração dos alunos foram sendo mais extensos e mais consistentes, levando a uma melhoria gradual no seu desempenho. | pt_PT |
dc.identifier.citation | DIAS, Vanessa ; GIL, Henrique ; GONÇALVES, Teresa (2015) - O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB. In XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 25-27 de novembro : atas. Setúbal (Portugal) : Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico. p. 7-12. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99447-1-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/3143 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Sétubal | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) | pt_PT |
dc.subject | Quadro interativo multimédia (QIM) | pt_PT |
dc.subject | Iniciação à leitura e à escrita | pt_PT |
dc.title | O quadro interativo multimédia (QIM) num contexto de prática de ensino supervisionada em 1º CEB | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 12 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.title | XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa | pt_PT |
person.familyName | Gil | |
person.familyName | Gonçalves | |
person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
person.givenName | Teresa | |
person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5545-0648 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8b09e0a5-fc16-4585-9cfc-689d23d53c35 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |