Repository logo
 
Publication

From sculpture to jewelry : analogies of artistic practices

dc.contributor.authorMena, Ana Sofia Moreira
dc.date.accessioned2022-07-19T14:55:36Z
dc.date.available2022-07-19T14:55:36Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractDesde a origem do Homem até aos dias de hoje, a escultura e a joalharia estão presentes na vida humana numa relação íntima entre si. As primeiras peças de joalharia remontam a materiais e técnicas comuns à escultura, tais como pedras esculpidas. Tanto a escultura como a joalharia desenvolvem o processo criativo baseado em discursos baseados em metodologias, que incluem o valor do desenho, a materialização de objectos e, portanto, técnicas. Têm em comum características composicionais, simbólicas e de identidade, tais como tridimensionalidade, volume, escala, espaço e a relação com o corpo humano. Escultura e jóias como objectos artísticos são formas de expressão pessoal, independente e original, combinadas com total liberdade criativa, que transmitem ideias e sentimentos. Neste artigo, ao analisar a diversidade de jóias criadas por vários escultores, internacionais e nacionais, verifcamos que a linguagem de identidade de cada autor é transferida para estes objectos íntimos, tornando-os assim obras contemplativas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : From the origin of Man to the present day, sculpture and jewelry are present in human life in an intimate relationship with each other. The frst pieces of jewelry go back to materials and techniques common to sculpture, such as carved stones. Both sculpture and jewelry develop the creative process based on discourses based on methodologies, which include the value of drawing, the materialization of objects and, therefore, techniques. They have in common compositional, symbolic and identity characteristics such as three-dimensionality, volume, scale, space and the relationship with the human body. Sculpture and jewelry as artistic objects are forms of personal, independent, and original expression, combined with total creative freedom, which convey ideas and feelings. In this article, when analyzing the diversity of jewelry created by various sculptors, international and national, we verify that the identity language of each author is transferred to these intimate objects, thus making them contemplative works.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMENA, Ana Sofia Moreira (2022) - From sculpture to jewelry : analogies of artistic practices. In RAPOSO, D., ed. [et al.] - Investigação e ensino em design e música. Castelo Branco : IPCB. p. 162-173. (Convergências Research Books ; vol. III).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8049
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCBpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscultura intimapt_PT
dc.subjectJoalhariapt_PT
dc.subjectProcessos metodológicospt_PT
dc.subjectIntimacy sculpturept_PT
dc.subjectJewelrypt_PT
dc.subjectMethodological processespt_PT
dc.titleFrom sculpture to jewelry : analogies of artistic practicespt_PT
dc.title.alternativeDa escultura à joalharia : analogias das práticas artísticas.pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage173pt_PT
oaire.citation.startPage162pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e ensino em design e músicapt_PT
oaire.citation.volumeVol. IIIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Art. 16 Mena.pdf
Size:
2.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format