Repository logo
 
Publication

Poesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPires, Maria da Natividade Carvalho
dc.contributor.authorDias, Lígia Daniela Pinto
dc.date.accessioned2015-10-09T12:41:19Z
dc.date.available2015-10-09T12:41:19Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de Estágio foi elaborado para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Apresenta as atividades desenvolvidas na Prática Supervisionada do Mestrado, em particular no 1º Ciclo, com destaque para o tema de investigação “Poesia para crianças e Natureza – contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantil”. Com o presente estudo pretendemos relacionar a Literatura Infantil, mais especificamente a poesia para crianças, com a temática da natureza, e a área do Estudo do Meio. Assim, tentámos promover o processo de ensino-aprendizagem utilizando como elemento transversal a poesia para crianças como forma de transmissão de conhecimento. A partir da leitura de poesia para crianças e natureza pretendemos desenvolver a construção do conhecimento dos alunos acerca de outras temáticas, como a qualidade do ambiente e do ar, os tipos de poluição e as medidas para proteger o ambiente. Do ponto de vista metodológico, esta investigação tratou-se de um estudo de caso e decorrer numa turma de dezoito alunos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This internship report was prepared as part of the conclusion of the Master in Preschool Education and Elementary Teaching from Castelo Branco’s Superior School of Education. The activities developed in the Supervised Practice Master are presented, particularly in the 1st cycle, with emphasis on the research topic "Poetry for Children and Nature - contribution to a reflection on the mainstreaming of children's literature." With this study we intend to approach children's literature, specifically poetry for children, connected with nature, within the area of environmental studies. This way we tried to promote the process of teaching and learning using poetry for children as a means of transmitting knowledge. From the reading of poetry for children and nature we intend to develop the construction of students' knowledge about other issues, such as the quality of the environment and air, the types of pollution and measures to protect the environment. From a methodological point of view, this research consisted of a case study in progress in a class of eighteen students.pt_PT
dc.identifier.tid201039710
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2992
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectPoesiapt_PT
dc.subjectNaturezapt_PT
dc.subjectTransversalidadept_PT
dc.subjectChildren´s literaturept_PT
dc.subjectPoetrypt_PT
dc.subjectNaturept_PT
dc.subjectMainstreamingpt_PT
dc.titlePoesia para crianças e natureza: contributo para uma reflexão sobre a transversalidade da literatura infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Lígia_Projeto Final.pdf
Size:
3.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: