Repository logo
 
Publication

Educar as emoções e desenvolver habilidades socioemocionais no Ensino Básico de Português : estudo de caso

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2023-05-16T11:47:51Z
dc.date.available2023-05-16T11:47:51Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO artigo aborda a educação para as emoções, ministrada a alunos de duas turmas do 4º ano do Ensino Básico de Português. O estudo, realizado entre o final de 2019 e começo de 2020 (pré-pandemia), pretendeu desenvolver a inteligência emocional e habilidades socioemocionais naqueles alunos de modo a melhorar o desempenho escolar, as relações interpessoais, a convivência e o ambiente educativo de aula. O marco teórico-conceptual norteou-se por uma bibliografia sócio e psicopedagógica sobre as emoções, a inteligência emocional e as habilidades sociais, destacando-se referências a Salovey, Mayer e Caruso e colaboradores, Fernández-Barrocal, Extremera e Fernández-Barrocal, Zurita etc. Utilizou-se a metodologia qualitativa (estudo de caso), inserida no paradigma interpretativo, com aplicação de um programa de intervenção. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: observação do participante e documental; entrevista semiestruturada a dois professores; Teste Sociométrico de Amizade e prova de análise/reflexão com sete situações escolares cotidiana para desenvolver habilidades emocionais, além de notas de campo. Foram cumpridas as regras éticas e legais. Os resultados confirmaram um incremento nas relações interpessoais de amizade, desenvolvimento do conhecimento das próprias emoções e das dos outros, melhoria nas habilidades sociais e no clima educativo. Valorizou-se a importância de desenvolver a inteligência emocional e as competências emocionais na escola para melhorar a convivência escolar.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The article addresses emotion education in students from two 4th grade elementary school Portuguese classes. The study, conducted between late 2019 and early 2020 (pre-pandemic), aimed to develop emotional intelligence and socio-emotional skills in those students to improve their school performance, interpersonal relationships, and classroom coexistence and educational environment. The theoretical and conceptual framework was guided by a socio-pedagogical bibliography on emotions, emotional intelligence, and social skills, highlighting references to Salovey, Mayer, and Caruso and collaborators, Fernández-Barrocal, Extremera and Fernández-Barrocal, Zurita, etc. Qualitative methodology (case study) was used, within the interpretative paradigm, with the application of an intervention program. Data collection techniques were: participant and documentary observation; semi-structured interview with two teachers; Sociometrist Friendship Test and analysis/reflection test using seven daily school situations to develop emotional skills; and field notes. Ethical and legal guidelines were followed. The results confirmed an increase in interpersonal friendship relationships, development of knowledge of one’s own and others’ emotions, improvement in social skills, and a better educational atmosphere. The importance of developing emotional intelligence and emotional skills at school was valued to improve school coexistence.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento) da ULHT; Instituto Politécnio de Castelo Brancopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto C. (2023). Educar as emoções e desenvolver habilidades socioemocionais no Ensino Básico de Português: estudo de caso. Revista Educação - PUC (Campinas, Br.), 28: e235917, p. 1-15. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a5917pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a5917pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8486
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPUC - Campinaspt_PT
dc.relationFCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia e IPCB - Univ. Extremadurapt_PT
dc.relation.ispartofseriese235917;
dc.relation.publisherversionEditora PUC Campinaspt_PT
dc.subjectCompetências emocionaispt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectHabilidades sociaispt_PT
dc.subjectInteligência emocional.pt_PT
dc.subjectEmotional skillspt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectPrimary educationpt_PT
dc.subjectSocial skillspt_PT
dc.subjectEmotional intelligencept_PT
dc.titleEducar as emoções e desenvolver habilidades socioemocionais no Ensino Básico de Português : estudo de casopt_PT
dc.title.alternativeEducating emotions and developing socio-emotional skills In Elementary Portuguese Education : a case studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCampinas/São Paulo - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage15pt_PT
oaire.citation.issuee235917pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educação - PUC Campinaspt_PT
oaire.citation.volume28pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files