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Jogos matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico : do horto de Amato Lusitano à sala de aula.

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O presente relatório, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2011/2013, expressa o trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar, desenvolvida no Jardim de infância Boa Esperança, e na Prática de Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico desenvolvido na Escola Faria de Vasconcelos com alunos do 2.ºano. Para enquadrar os estágios realizados, caraterizam-se a instituição, os grupos de crianças, bem como se descrevem, analisam e fundamentam algumas das experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As estratégias implementadas visaram, sobretudo, a participação ativa das crianças, proporcionando um ambiente de grupo e um espírito de entreajuda. O relatório dá mais enfase à Pratica Supervisionada no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico dado que a nossa investigação se desenvolve neste contexto. Partindo de uma questão problemática relacionada com o contributo das interações entre espaços formais e não formais nas aprendizagens curriculares, deste modo, surgem as seguintes questões (1) Em que medida é que as atividades realizadas no Horto de Amato Lusitano propiciam aprendizagens curriculares em matemática e ciências? (2) Como promover a inter-relação entre as atividades realizadas em sala de aula e as realizadas no Horto de Amato Lusitano? (3) Como reagem em termos atitudinais e afetivos os alunos de 2.º ano de escolaridade às atividades propostas no Horto de Amato Lusitano? No que se refere metodologia de investigação optámos por uma investigação qualitativa, num formato de investigação ação. Para a recolha dos dados recorremos à observação participante, notas de campo; registo fotográfico; produções escritas pelos alunos (textos e desenhos) e a entrevista semiestruturada. De modo a validar os resultados recorremos à triangulação dos dados. Os resultados apontam que os alunos reagiram com muita expectativa e curiosidade ao que iam encontrar no Horto e, ao mesmo tempo, aprender nesse espaço. A experiência de aprendizagem aí vivenciada, ao favorecer o trabalho de grupo e colaborativo, permitiu a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de competências sociais. Paralelamente, inferimos que foi possível promover no alunos aprendizagens de índole curricular e que as interações estabelecidas entre as atividades realizadas no Horto de Amato Lusitano e em sala de aula revelaram ser muito importantes no desenvolvimento do currículo do 1.ºCiclo do Ensino Básico.
This report, conducted under the MSc course in Preschool Education and Teaching Primary School, in academic year 2011/2013, expresses the work done within the course units Supervised Teaching Practice in Preschool Education, developed in Kindergarten Good Hope, and the Teaching Practice Primary School developed in the School Faria de Vasconcelos with students 2 nd year school. To frame the stages carried out to characterize the institution, groups of children, as well as describe, analyze and underlie some of the experiences of teaching and learning developed within the Primary School. The strategies implemented aimed, above all, the active participation of children, providing a team environment and team spirit. The report gives more emphasis to the Supervised Practice Teaching 1 - Cycle of Basic Education as our research evolves in this context. From a problematic issue related to the contribution of the interactions between the formal and non-formal learning in the curriculum thus arise the following questions (1) To what extent is that activities in the Horto de Amato Lusitano provide curricular learning in mathematics and sciences? (2) How to promote inter-relationship between the activities in the classroom and held in Horto Amato Lusitano? (3) How to react in terms of attitudinal and affective students 2. Secondary school activities proposed in the Horto de Amato Lusitano? As regards research methodology opted for a qualitative study, a format research action. For data collection we used the participant observation, field notes, photographic record; productions written by students (text and drawings) and semistructured interviews. In order to validate the results we used the triangulation of data. The results indicate that students responded with great interest and curiosity when they would find in the Garden and at the same time learn that space. The learning experience here experienced by facilitating group work and collaborative, allowed the exchange of knowledge and the development of social skills. In parallel, we infer that it was possible to promote in students learning curricular in nature and that the interactions established between the activities carried out in the Horto of Amato Lusitano and classroom proved to be very important in the development of curriculum Primary School.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico.

Keywords

Ensino Básico Educação em matemática Educação em ciências Jogos Ensino experimental Horto de Amato Lusitano Educação não formal Basic education Education in mathematics Science education Games Experimental teaching Horto de Amato Lusitano Non-formal educations

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