Repository logo
 
Publication

Aplicação de estratégias do método de Suzuki no ensino da viola d’arco : investigação-ação

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorTrigo, Tânia Fernandes
dc.date.accessioned2020-03-30T14:30:57Z
dc.date.available2020-03-30T14:30:57Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractA presente investigação tem como tema a aplicação de estratégias do método de Suzuki no ensino da viola d’arco: investigação-ação. Na primeira parte do trabalho apresenta-se o relatório da prática de ensino supervisionada efetuado no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum. A segunda parte expõe o trabalho de investigação, as estratégias apresentadas neste trabalho foram as do método de Suzuki em que o principal objetivo é perceber se as estratégias são aplicáveis aos alunos que possuem mais dificuldades numa fase inicial da aprendizagem do instrumento. A investigação recai sobre uma investigaçãoação, tendo sido as estratégias foram aplicadas a um aluno de 1º grau. Como instrumentos de recolha de dados foram realizados inquéritos por questionário a professores de viola d’arco, grelhas de observação e uma entrevista ao aluno sobre as estratégias aplicadas permitido perceber melhor os resultados das estratégias aplicadas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This research has as theme the application of strategies of the Suzuki method of teaching viola: action research. The first part of the paper presents the teaching practice report supervised at the Seia Conservatory of Music - Collegium Musicum. The second part presents the research work, the strategies presented in this work were those of the Suzuki method in which the main objective is to realize whether the strategies are applicable to those students who have more difficulties at the initial learning stage of the instrument. The investigation is an investigation-action because the strategies were applied to a first-grade student. As for instruments for data collection, surveys were made to viola teachers, observation grids were created and implemented, and a student was interviewed about the strategies that were implemented which allowed a better understanding of the results of the applied strategies.pt_PT
dc.identifier.tid202480496
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7039
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMétodo de Suzukipt_PT
dc.subjectEnsino da viola d’arcopt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectSuzuki methodpt_PT
dc.subjectTeaching of violapt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.titleAplicação de estratégias do método de Suzuki no ensino da viola d’arco : investigação-açãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Tania final 2.pdf
Size:
919.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: