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Estudo de caso sobre a clareza vocal com recurso da aplicação da fonética linguística: métodos e entrevistas

dc.contributor.authorGouveia, Ana Beatriz Andrade
dc.date.accessioned2025-07-04T14:48:12Z
dc.date.available2025-07-04T14:48:12Z
dc.date.issued2025-05-19
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractEste relatório está dividido em duas partes. O trabalho desenvolvido durante o estágio, com foco na prática pedagógica em canto realizada com a minha aluna. Durante o estágio, foram aplicadas diversas estratégias e técnicas vocais com o objetivo de melhorar o seu desempenho, abordando aspetos como a respiração, a projeção vocal e a interpretação musical. O acompanhamento próximo e individualizado permitiu identificar as necessidades específicas da aluna e adaptar o plano de trabalho para alcançar os objetivos propostos. Numa segunda fase, este relatório inclui uma investigação aprofundada baseada num estudo de caso sobre a clareza vocal. Esta investigação explora a aplicação da fonética linguística como ferramenta pedagógica no processo de clarificação vocal. São analisados os benefícios do uso das vogais e da correta colocação do instrumento vocal, evidenciando os progressos obtidos pela aluna ao longo do processo. Os resultados obtidos demonstram a eficácia das estratégias aplicadas, sublinhando a importância da fonética linguística no desenvolvimento da técnica vocal e na promoção de uma comunicação mais clara e expressiva. Assim, este relatório contribui para a reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras no ensino do canto.por
dc.description.abstractAbstract: This internship report is divided into two parts. The work carried out during the internship, focusing on the singing teaching practice carried out with my student. During the internship, various vocal strategies and techniques were applied with the aim of improving her performance, addressing aspects such as breathing, vocal projection and musical interpretation. The close and individualized monitoring made it possible to identify the student's specific needs and adapt the work plan to achieve the proposed objectives. In a second phase, this report includes in-depth research based on a case study of vocal clarity. This research explores the application of linguistic phonetics as a pedagogical tool in the process of vocal clarification. The benefits of using vowels and the correct placement of the vocal instrument are analyzed, highlighting the progress made by the student throughout the process. The results obtained demonstrate the effectiveness of the strategies applied, emphasizing the importance of linguistic phonetics in developing vocal technique and promoting clearer and more expressive communication. This report therefore contributes to reflection on innovative pedagogical practices in the teaching of singing.eng
dc.identifier.tid203964985
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10187
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEnsino de canto
dc.subjectClareza vocal
dc.subjectfonética linguística
dc.subjecttécnica vocal
dc.subjectdesenvolvimento vocal
dc.subjectTeaching singing
dc.subjectvocal clarity
dc.subjectlinguistic phonetics
dc.subjectvocal technique
dc.subjectvocal development
dc.titleEstudo de caso sobre a clareza vocal com recurso da aplicação da fonética linguística: métodos e entrevistas
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto

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