Repository logo
 
Publication

O Ensino formal da leitura no 1º CEB : didatologia e procedimento estratégico na abordagem apresentada nos manuais escolares

dc.contributor.advisorPais, António Pereira
dc.contributor.authorCravo, Joana Filipa da Silva
dc.date.accessioned2015-07-28T08:18:52Z
dc.date.available2015-07-28T08:18:52Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do cumprimento dos requisitos para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na escola EB1 João Roiz. Integra todo o trabalho desenvolvido na Prática Supervisionada e a investigação realizada neste contexto. A investigação tem como título: O Ensino Formal da Leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico - Didatologia e procedimento estratégico na abordagem apresentada nos manuais escolares. O estudo está diretamente ligado à área de Português e desenvolve-se através da análise documental do manual de Português da turma na qual realizamos a prática supervisionada: "Alfa - Português 4º ano". Os objetivos desta análise documental foram: perceber se o manual apresenta estratégias explícitas de decodificação e compreensão da leitura, de acordo com o previsto pelas Metas Curriculares de Português do 1º ciclo (MCPEB/2012), nomeadamente para o 4º ano de escolaridade, bem como caraterizar as tipologias de atividades presentes no manual. Para a realização deste estudo optámos por recorrer aos princípios da investigação design-based research, de perspetiva mista (qualitativa e quantitativa), com predominância na primeira. Ao longo da Prática Supervisionada fomo-nos deparando com diversas problemáticas merecedoras de boas reflexões e profundas investigações, que agora apresento. Esta etapa caraterizou-se por um período de experiências enriquecedoras. Constituiu um grande desafio que nos proporcionou contato direto com a realidade do nosso futuro profissional. Através da investigação, dou a conhecer as tipologias de atividades presentes no manual de Português da turma, caracterizando-as de acordo com o previsto nas Metas Curriculares de Português (MCPEB/2012). Acho, ainda, pertinente refletir sobre a relação entre as propostas do manual escolar da turma com as atividades que desenhámos e propusemos durante a Prática Supervisionada.por
dc.description.abstractAbstract - The following internship report was elaborated in the scope of requirement needed for the development and conclusion of the Master´s degree in preschool and 1st cycle education, at the College EB1 João Roiz. Incorporating all the work in the Supervised Practice and research carried out in this context. The title of this research is: The Formal Reading Instruction in the 1st cycle of basic education - Didatologia and strategic procedure in the approach presented in textbooks. The study is directly linked to the Portuguese area and develops through documentary analysis of the Portuguese Manual adopted in the class in which we performed the supervised practice, "Alfa - Portuguese 4th year". The objectives of this document analysis are: analyze whether the manual provides explicit strategies for decoding and reading comprehension, according to the provisions of the Portuguese Curricular Goals 1st cycle, especially for the 4th grade, and to characterize the typology of activities used in the manual. For this study, we chose to use the principles of design-based research, joint perspective (qualitative and quantitative), predominantly at first. Throughout Supervised Practice we faced several issues worthy of good thoughts and deep investigations, now presented. This stage was a period of enriching experiences. It was a huge challenge which gave us the opportunity to contact directly with the reality of our professional future. Through research we got to know the types of activities presented in the Portuguese Manual of the class, characterizing them in accordance with the provisions in Curricular Goals Portuguese (MCPEB).It is also important to reflect on the relationship between the textbook proposals and the activities that were designed and proposed during the Supervised Practice.por
dc.identifier.tid201099772
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2923
dc.language.isoporpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDesign-based researchpor
dc.subjectCompreensão e decifração da leiturapor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectUnderstanding and reading decipherpor
dc.subjectIntegration didacticpor
dc.titleO Ensino formal da leitura no 1º CEB : didatologia e procedimento estratégico na abordagem apresentada nos manuais escolarespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
tese nova joana cravo.pdf
Size:
12.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: