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O envolvimento de um aluno com deficiência auditiva no ensino da viola dedilhada

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCarvalhinho, Miguel Nuno Marques
dc.contributor.advisorQuelhas, Rosário Henriques Branco Pires
dc.contributor.authorUmbelino, Rafael Jorge Medinas
dc.date.accessioned2017-04-08T10:29:11Z
dc.date.available2017-04-08T10:29:11Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO papel da música na aprendizagem tem sido um dos principais interesses em recentes investigações e existe um elevado grau de vantagens, por estas enunciadas, no que refere ao desenvolvimento das crianças, tanto a nível cognitivo como a nível do desenvolvimento pessoal, social e académico. Estudos neurológicos direcionam os efeitos da música para a sua dimensão espacial. A importância da agilidade que a música proporciona, ao nosso cérebro e ao nosso corpo, guia-nos para o seu sentido abstrato, pondo em perspetiva diferentes orientações: visual, auditiva e sinestésica. Sobre o estudo da música a pessoas Deficientes Auditivas, e dada a escassez de estudos sobre a relação da música e a Deficiência Auditiva em Portugal, propusemos então um estudo em que se relacione o papel da orientação que o professor de música tem de ter, e que permita uma perspetiva de sucesso e de autoestima no aluno Deficiente Auditivo, aferindo o papel do Envolvimento entre A (o Aluno Deficiente Auditivo) com B (o Professor) através de C (a Viola Dedilhada). Constatámos através da adaptação da Escala de Envolvimento da Criança (Laevers, 1994), que existiu envolvimento por parte do aluno Deficiente Auditivo, e que esse envolvimento, de acordo com a escala, se traduziu, maioritariamente aos momentos de observação, em nível 4 - “Atividade contínua com momentos intensos”; ocorrendo, só em dois momentos, se traduzir: um, em nível 5 – “Atividade intensa mantida”; e outro, em nível 3 – “Atividade mais ou menos contínua”. Verificámos também que, em vista da melhoria das metodologias de atuação docente, a inovação, em contraposição à maneira tradicional como se ensina música, se tornou numa ferramenta eficaz na gerência e no aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno Deficiente Auditivo.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The role of music in apprenticeship has been one of the main interests of recent research and, according to it, there are many advantages to the development of children in cognitive level as well as in personal, social and academic development. Neurological studies direct the effects of music to its spatial dimension. The importance of the agility that music provides, to our brain and our body, guides us to its abstract sense, putting in perspective different orientations: visual, auditory and synesthetic. Regarding the study of music for Hearing Impaired people, and given the shortage of studies about the relation of music and Hearing Impairment in Portugal, we proposed a study that relates the role of the orientation that the music teacher has to have, and which allows a perspective of success and self esteem in the Hearing Impaired Student, assessing the role of Involvement between A (the Hearing Impaired Student) and B (the Teacher) through C (the Classical Guitar). Through the adaptation of the Child Involvement Scale (Laevers, 1994), we found that there was involvement by the Hearing Impaired Student, and that this involvement, according to the scale, was translated, mainly to moments of observation, at level 4 - "Continuous activity with intense moments"; occurring, only in two moments, to translate: one, in level 5 - "Intense activity maintained"; and another, in level 3 - "more or less continuous activity". We also found that, concerning the improvement of teaching methods, innovation, as opposed to the traditional way in which music is taught, has become an effective tool in the management and improvement of the learning process of the Hearing Impaired Student.pt_PT
dc.identifier.tid201683270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5509
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDeficiência auditivapt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectNEEpt_PT
dc.subjectViola dedilhadapt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.subjectClassical guitarpt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectHearing impairmentpt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.titleO envolvimento de um aluno com deficiência auditiva no ensino da viola dedilhadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjunto.pt_PT

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