Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB: Resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais
dc.contributor.authorMatos, Carina
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorSilveira, Paulo
dc.date.accessioned2025-10-08T15:27:59Z
dc.date.available2025-10-08T15:27:59Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractNo contexto educativo atual, é essencial promover desde os primeiros anos de escolaridade, o desenvolvimento do pensamento computacional. Esta competência estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas, capacitando os alunos para os desafios da crescente digitalização da sociedade. Para avaliar o impacto da integração do pensamento computacional na prática pedagógica e do uso da plataforma digital «Code.org», realizou-se uma investigação de natureza mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, no âmbito de uma investigação-ação. Durante seis semanas adotou-se a prática de entrelaçar as competências do pensamento computacional com os conteúdos programáticos, consolidando as aprendizagens adquiridas através de atividades na plataforma «Code.org». Recorrendo a instrumentos como um Teste de Pensamento Computacional, inquérito, entrevista semiestruturada, entrevista por “focus group” e observação participante, os resultados demonstraram melhorias nas competências avaliadas e também em competências transversais. A triangulação dos dados reforçou a validade das conclusões, evidenciando o impacto positivo e significativo desta abordagem no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos.por
dc.description.abstractAbstracT: In the current educational context, it is essential to promote the development of computational thinking from the early years of schooling. This competence encourages problem solving and critical thinking, equipping students to face the challenges of an increasingly digital society. To evaluate the impact of integrating computational thinking into pedagogical practice and the use of the digital platform «Code.org», a mixed-methods investigation was conducted, combining qualitative and quantitative methods opting for action-research. Over six weeks, the practice of intertwining computational thinking skills with curricular content was adopted, consolidating the learning acquired through activities on the «Code.org» platform. Using instruments such as a Computational Thinking Test, survey, a semi-structured interview, a focus group, and participant observation, the results demonstrated improvements in the assessed skills and various transversal competencies. The triangulation of data reinforced the validity of the conclusions, highlighting the positive and significant impact of this approach on the development of students' computational thinking.eng
dc.identifier.citationMATOS, C. ; GIL, H. ; SILVEIRA, P. (2025) - Desenvolvimento do pensamento computacional: resultados de uma investigação no 1.º CEB. In INCTE2025, Bragança - Atas. p. 247-252.
dc.identifier.isbn978-972-745-354-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10322
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectcompetências transversais
dc.subjectpensamento computacional
dc.subjectCode.org
dc.subjectCode.org
dc.subjectComputational thinking
dc.subjectTransversal skills
dc.subjectFirst cycle of basic education
dc.subjectSupervised teaching practice
dc.titleDesenvolvimento do pensamento computacional no 1.º CEB: Resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionadapor
dc.typeconference paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragança
oaire.citation.endPage252
oaire.citation.startPage247
oaire.citation.titleINCTE 2025
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSilveira
person.givenNamePaulo
person.identifier1527330
person.identifier.ciencia-id971D-D0D2-20AD
person.identifier.orcid0000-0003-4552-2323
person.identifier.scopus-author-id57203914599
relation.isAuthorOfPublicationeffe60ad-618e-4287-b1c5-ca68c3ff3b33
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryeffe60ad-618e-4287-b1c5-ca68c3ff3b33

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pensamento computacional_CM_HG_PS_INCTE2025.pdf
Size:
559.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: