Publication
Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal
dc.contributor.author | Mesquita, Helena | |
dc.contributor.author | Quelhas, Rosário | |
dc.date.accessioned | 2018-11-22T12:06:52Z | |
dc.date.available | 2018-11-22T12:06:52Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O Projeto final desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Especial (EE) na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) inclui o desenvolvimento dos conhecimentos em áreas temáticas da EE nos domínios cognitivo e motor, envolvendo uma análise crítica, baseada em reflexões proporcionadas por um adequado e atualizado “estado de arte” da área temática em que se insere. No Mestrado de EE a investigação organiza-se em torno de 3 linhas, de acordo com áreas temáticas, integradas em paradigmas teóricos, adequados a este tipo de investigação. Estas linhas incidem sobre estudos realizados em qualquer fase da vida de populações especiais. As linhas de pesquisa encontram-se sistematizadas da seguinte forma: - Avaliação e Intervenção em EE e Inclusiva - Dimensões Histórica e Ecológica da EE e Inclusiva - Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação de Professores em EE e Inclusiva Assim, procurámos contribuir para a caracterização da atividade de investigação realizada no âmbito da Educação Especial e Inclusiva através dos Trabalhos de Projeto finais do Mestrado da ESECB, usando como referência a categorização centrada em algumas questões fundamentais: Que problemáticas são estudadas? Com que metodologias de investigação? Qual a origem geográfica dos estudos? | pt_PT |
dc.description.abstract | The final project developed to obtain the Master’s Degree in Special Education (SE) at the Castelo Branco Higher School of Education (ESECB) includes the development of knowledge in thematic areas of SE in the cognitive and motor domains, involving a critical, in reflections provided by an adequate and updated “state of art” of the thematic area in which it is inserted. In the SE Master’s degree, the research is organized around 3 lines, according to thematic areas, integrated in theoretical paradigms, suitable for this type of investigation. These lines focus on studies conducted at any stage in the life of special populations. The research lines are systematized as follows: - Evaluation and Intervention in Special and Inclusive Education - Historical and Ecological Dimensions of Special and Inclusive Education - Educational Policies, School Management and Teacher Training in Special and Inclusive Education. Thus, we sought to contribute to the characterization of the research activity carried out in the scope of Special and Inclusive Education through the final Project of ESECB Master, using as reference the categorization focused on some fundamental questions: What problems are studied? With what research methodologies? What is the geographical origin of the studies? | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mesquita, H. ; Quelhas, M.R. (2018). Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal. Italian Journal of Special Education for Inclusion. ISSN 2282-5061. Vol 6, n.º 1, pp. 63-74. | pt_PT |
dc.identifier.issn | ISSN 2282-5061 in press | |
dc.identifier.issn | ISSN 2282-6041 on line | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6272 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Pensa MultiMedia Editore srl | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | ;nº1 | |
dc.relation.publisherversion | http://ojs.pensamultimedia.it/index.php/sipes/article/view/2807 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação especial e inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Trabalho projeto em educação especial | pt_PT |
dc.subject | Investigação em educação especial e inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Formação especializada em educação especial e inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Special and inclusive education | pt_PT |
dc.subject | Project work in special and inclusive education | pt_PT |
dc.subject | Research in special and inclusive education | pt_PT |
dc.subject | Specialized training in special and inclusive education | pt_PT |
dc.title | Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal | pt_PT |
dc.title.alternative | An approach to the training of teachers in special and inclusive educational in Portugal | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Itália | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 74 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 63 | pt_PT |
oaire.citation.title | Italian Journal of Special Education for Inclusion | pt_PT |
oaire.citation.volume | Volume 6 | pt_PT |
person.familyName | Ferreira de Pedro Mesquita | |
person.familyName | Quelhas | |
person.givenName | Maria Helena | |
person.givenName | Rosario | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1 | |
person.identifier.ciencia-id | 7C16-251C-4326 | |
person.identifier.ciencia-id | 7413-783C-1576 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6869-9856 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7973-8005 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10 | |
relation.isAuthorOfPublication | 911107d1-7452-4ffb-86be-584386214ae4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 911107d1-7452-4ffb-86be-584386214ae4 |