Repository logo
 
Publication

Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal

dc.contributor.authorMesquita, Helena
dc.contributor.authorQuelhas, Rosário
dc.date.accessioned2018-11-22T12:06:52Z
dc.date.available2018-11-22T12:06:52Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO Projeto final desenvolvido para a obtenção do grau de Mestre em Educação Especial (EE) na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) inclui o desenvolvimento dos conhecimentos em áreas temáticas da EE nos domínios cognitivo e motor, envolvendo uma análise crítica, baseada em reflexões proporcionadas por um adequado e atualizado “estado de arte” da área temática em que se insere. No Mestrado de EE a investigação organiza-se em torno de 3 linhas, de acordo com áreas temáticas, integradas em paradigmas teóricos, adequados a este tipo de investigação. Estas linhas incidem sobre estudos realizados em qualquer fase da vida de populações especiais. As linhas de pesquisa encontram-se sistematizadas da seguinte forma: - Avaliação e Intervenção em EE e Inclusiva - Dimensões Histórica e Ecológica da EE e Inclusiva - Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação de Professores em EE e Inclusiva Assim, procurámos contribuir para a caracterização da atividade de investigação realizada no âmbito da Educação Especial e Inclusiva através dos Trabalhos de Projeto finais do Mestrado da ESECB, usando como referência a categorização centrada em algumas questões fundamentais: Que problemáticas são estudadas? Com que metodologias de investigação? Qual a origem geográfica dos estudos?pt_PT
dc.description.abstractThe final project developed to obtain the Master’s Degree in Special Education (SE) at the Castelo Branco Higher School of Education (ESECB) includes the development of knowledge in thematic areas of SE in the cognitive and motor domains, involving a critical, in reflections provided by an adequate and updated “state of art” of the thematic area in which it is inserted. In the SE Master’s degree, the research is organized around 3 lines, according to thematic areas, integrated in theoretical paradigms, suitable for this type of investigation. These lines focus on studies conducted at any stage in the life of special populations. The research lines are systematized as follows: - Evaluation and Intervention in Special and Inclusive Education - Historical and Ecological Dimensions of Special and Inclusive Education - Educational Policies, School Management and Teacher Training in Special and Inclusive Education. Thus, we sought to contribute to the characterization of the research activity carried out in the scope of Special and Inclusive Education through the final Project of ESECB Master, using as reference the categorization focused on some fundamental questions: What problems are studied? With what research methodologies? What is the geographical origin of the studies?pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMesquita, H. ; Quelhas, M.R. (2018). Uma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugal. Italian Journal of Special Education for Inclusion. ISSN 2282-5061. Vol 6, n.º 1, pp. 63-74.pt_PT
dc.identifier.issnISSN 2282-5061 in press
dc.identifier.issnISSN 2282-6041 on line
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6272
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPensa MultiMedia Editore srlpt_PT
dc.relation.ispartofseries;nº1
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.pensamultimedia.it/index.php/sipes/article/view/2807pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação especial e inclusivapt_PT
dc.subjectTrabalho projeto em educação especialpt_PT
dc.subjectInvestigação em educação especial e inclusivapt_PT
dc.subjectFormação especializada em educação especial e inclusivapt_PT
dc.subjectSpecial and inclusive educationpt_PT
dc.subjectProject work in special and inclusive educationpt_PT
dc.subjectResearch in special and inclusive educationpt_PT
dc.subjectSpecialized training in special and inclusive educationpt_PT
dc.titleUma abordagem à formação de professores em educação especial e inclusiva em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeAn approach to the training of teachers in special and inclusive educational in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceItáliapt_PT
oaire.citation.endPage74pt_PT
oaire.citation.startPage63pt_PT
oaire.citation.titleItalian Journal of Special Education for Inclusionpt_PT
oaire.citation.volumeVolume 6pt_PT
person.familyNameFerreira de Pedro Mesquita
person.familyNameQuelhas
person.givenNameMaria Helena
person.givenNameRosario
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1
person.identifier.ciencia-id7C16-251C-4326
person.identifier.ciencia-id7413-783C-1576
person.identifier.orcid0000-0001-6869-9856
person.identifier.orcid0000-0001-7973-8005
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10
relation.isAuthorOfPublication911107d1-7452-4ffb-86be-584386214ae4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery911107d1-7452-4ffb-86be-584386214ae4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Formacao Prof EE.pdf
Size:
698.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: