Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
804.53 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Hoje em dia a violência e a indisciplina adquiriu níveis de preocupação social e para os agentes educativos. A segurança nas escolas e a promoção de relações de convivência (socialização) constituem condições essenciais para a qualidade da educação/formação e para a promoção da educação para a cidadania. O autor aborda em três pontos a temática da indisciplina escolar. Enquanto, no primeiro ponto, se refere a fenomenologia da indisciplina/violência, no contexto escolar, no segundo ponto analisa os modos de prevenção e de construção da disciplina na sala de aula. Por último, propõe um programa educativo de intervenção com estratégias e procedimentos práticos para a sala de aula.
Description
Keywords
Bullying escolar Indisciplina Prevenção Disciplina na escola Modelos educativos de intervenção
Citation
MARTINS, Ernesto (2009) - No cenário da escola (re) vemos a disciplina versus indisciplina escolar. Revista Querubim: revista electrónica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais. ISSN 1809-3264. Ano 5, vol. 1, nº 8, p. 46-55.
Publisher
Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação