Repository logo
 
Publication

Compreensão da reação de precipitação do iodeto de chumbo entre os níveis de análise macro e micro no ensino da química

dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorOrtigão, Manuela
dc.date.accessioned2016-09-08T10:29:19Z
dc.date.available2016-09-08T10:29:19Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO estudo apresentado teve como objetivos planificar e implementar e analisar uma proposta didática alternativa para a abordagem dos níveis macroscópico, simbólico e sub-microscópico, indispensáveis para a compreensão das reações químicas, salientando-se o facto de não se explorar, nos manuais e na prática, todo o potencial de uma reação química muito usual. A proposta utiliza uma diferente abordagem da tradicional reação de precipitação do iodeto de chumbo, centrada em questões-problema: “Ocorreu uma reação química?” e “Será possível dissolver o precipitado?”. A metodologia foi qualitativa e centrou-se na investigação-ação colaborativa. Perante as questões problema, os alunos fizeram previsões, sugeriram e realizaram procedimentos experimentais de carácter investigativo para as testar e fundamentaram as respostas através da comunicação oral e da elaboração de esquemas pictóricos (livremente), estes últimos, para ilustrar o nível sub-microscópico. Analisaram-se conjuntamente os esquemas e os dados da observação direta. Os resultados evidenciam que os alunos: identificam a ocorrência da reação química sensorialmente (visualização do aparecimento de uma substância colorida após a junção de duas soluções incolores - nível macroscópico), representam a reação química utilizando a simbologia química (nível simbólico) mas apresentam algumas dificuldades na interpretação sub-microscópica.pt_PT
dc.description.abstractThe presented study aimed to plan, implement and analyse an alternative educational proposal about macroscopic, symbolic and sub-microscopic levels, indispensable for the understanding of chemical reactions, highlighting the fact that both, textbooks and practice, do not explore the potential of a very usual chemical reaction. The didactic proposal used a different approach of the traditional reaction of precipitation of lead iodide, focused in problem-questions: “Did it occurred a chemical reaction?” and ‘will it be possible to dissolve the precipitate?”. The methodology was qualitative and identified with collaborative Action-research approach. Facing the problem-questions students made predictions, suggested and made experimental procedures to test them in an inquiry based approach in order to test and fundament the answers through the elaboration of pictorial schemes (freely) to illustrate the sub-microscopic level. Data were analysed from students’ schemes and from direct observation. The results show that students: sensorially identify the occurrence of a chemical reaction (preview the appearance of a coloured substance afler the merging of two colourless solutions - macroscopic level), represent the chemical reaction using chemical symbol (symbolic level) but have some difficulties in sub-microscopic interpretation.pt_PT
dc.identifier.citationPAIXÃO, Fátima ; ORTIGÃO, Manuela (2015) - Compreensão da reação de precipitação do iodeto de chumbo entre os níveis de análise macro e micro no ensino da química. In Encontro Nacional de Educação em Ciências, 16, Lisboa, 10-12 de setembro – Ciência como Cultura : atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 466-470.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5361
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino de químicapt_PT
dc.subjectReações químicaspt_PT
dc.subjectInovação didáticapt_PT
dc.subjectNíveis macropt_PT
dc.subjectMicro e simbólicopt_PT
dc.subjectChemistry teachingpt_PT
dc.subjectChemical reactionspt_PT
dc.subjectDidactic innovationpt_PT
dc.subjectMacropt_PT
dc.subjectMicro and symbolic levels.pt_PT
dc.titleCompreensão da reação de precipitação do iodeto de chumbo entre os níveis de análise macro e micro no ensino da químicapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage470pt_PT
oaire.citation.startPage466pt_PT
oaire.citation.titleXVI Encontro Nacional de Educação em Ciências : Ciência como Culturapt_PT
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COMPREENSÂO DA REAÇÂO DE PRECIPITAÇÂO.pdf
Size:
2.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: