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Percursos criativos na aula de música de câmara: estratégias de composição de repertório próprio

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.authorDâmaso, Luís Miguel Fernandes Gaspar
dc.date.accessioned2019-02-19T23:32:33Z
dc.date.available2019-02-19T23:32:33Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.descriptionRelatório apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório de estágio apresenta um conjunto de evidências resultantes do processo de estágio levado a cabo no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, constante do plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, com o objetivo de refletir o trabalho realizado no decorrer do ano letivo 2017/2018 junto das turmas do primeiro ano do Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão e de Música de Câmara 5, da EPABI-Escola Profissional de Artes da Covilhã. A fim de evidenciar a perspetiva do professor-investigador, aprendida ao longo do curso de mestrado, este relatório de estágio inclui igualmente um trabalho de investigação que decorre de interrogações surgidas aquando da realização do estágio. Trata-se de um trabalho de investigação de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que se debruça sobre a temática da realização de atividades de composição musical nas aulas de Música de Câmara, tendo sido desenvolvido na EPABI. Apesar de todos os avanços verificados, o desenvolvimento de atividades criativas, como a composição e a improvisação, junto de crianças e jovens é ainda um território bastante negligenciado, privilegiando-se atividades como a interpretação e a audição. Partindo da constatação desta realidade, esta investigação tem os seguintes objetivos: demonstrar que os alunos são realmente capazes de criar composições musicais e perceber qual é o nível de desenvolvimento musical que essas composições logram atingir. Assim, a partir do estudo e análise de composições musicais elaboradas em grupo, as quais foram desenvolvidas, apresentadas e gravadas em contexto de sala de aula, pretende-se mostrar o nível de desenvolvimento musical em que essas mesmas composições se situam, tendo por base o modelo em Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman (1986), sendo este o modelo que serviu de suporte teórico para a análise das composições musicais.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The present internship report presents a set of evidences resulting from the internship process carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice course, contained in the curriculum of the Master's Degree in Music Teaching, the option of Musical Theory and Chamber Music, with the objective of reflecting the work accomplished during the academic year 2017/2018 with the classes of the first year of the Course of Instrumentalist of Winds and Percussion and of Music of Camera 5, of the EPABI-Professional School of Arts of Covilhã. In order to highlight the perspective of the teacher-researcher, learned during the masters course, this internship report also includes research work that stems from questions that arose during the internship. This is a research work of a qualitative nature, in the case study modality, which focuses on the theme of the development of activities of musical composition in the classes of Chamber Music, having been developed in EPABI. Despite all the advances made, the development of creative activities, such as composition and improvisation, among children and young people is still a largely neglected territory, focusing on activities such as interpretation and listening. Based on this reality, this research has the following objectives: to demonstrate that students are really capable of creating musical compositions and to perceive the level of musical development that these compositions achieve. Thus, from the study and analysis of musical compositions developed in a group, which were developed, presented and recorded in a classroom context, it is intended to show the level of musical development in which these same compositions are situated, based on the Swanwick and Tillman (1986) Spiral Model of Musical Development, being the model that served as theoretical support for the analysis of musical compositionspt_PT
dc.identifier.tid202174123
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6397
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComposiçãopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectEnsino profissional de músicapt_PT
dc.subjectMúsica de Câmarapt_PT
dc.subjectCompositionpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectMusic Teachingpt_PT
dc.subjectProfessional music educationpt_PT
dc.subjectChamber musicpt_PT
dc.titlePercursos criativos na aula de música de câmara: estratégias de composição de repertório própriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto

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