Publication
A arte como ponte para a aprendizagem por questionamento e o estabelecimento de conexões entre a geometria e as ciências
| dc.contributor.author | Jorge, Fátima | |
| dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
| dc.date.accessioned | 2023-02-27T12:19:18Z | |
| dc.date.available | 2023-02-27T12:19:18Z | |
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.description.abstract | O recurso ao património artístico local proporciona um novo foco de atenção para o desenvolvimento de tarefas em que o questionamento constitua o ponto de partida para a atividade do aluno e cuja resolução envolva desafio mental, físico e afetivo, favorecendo a compreensão concetual e a integração das áreas curriculares. Neste pressuposto, a exploração de tarefas de investigação através da metodologia de trabalho experimental permite desenvolver conhecimentos e mobilizar capacidades processuais básicas como prever, planear, testar as previsões, observar, registar, argumentar, elaborar conclusões.... Tal impõe a identificação prévia de um contexto a explorar que favoreça a formulação de questões-problema. A oficina de formação contínua que aqui se apresenta desenvolve-se a partir da análise de um dos quadros de Manuel Cargaleiro marcado pela geometrização da tela e pela profusão de cores que a luz transforma. Da chuva de ideias desencadeada pela apreciação da obra e seus efeitos estéticos resultam várias questões-problema. Apresentam-se duas, uma centrada na pavimentação do plano com quadriláteros e a outra na relação da cor dos objetos com a luz. A obtenção de resposta às duas questões, percorrendo as várias etapas do trabalho experimental, culmina com a obtenção de uma composição plástica que releva as conexões da matemática com as ciências e a arte. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Jorge, F. R., & Paixão, F. (2020). A arte como ponte para a aprendizagem por questionamento e o estabelecimento de conexões entre a geometria e as ciências. In I. Cabrita, V. Santos, T. Neto, & J. B. Lopes (Orgs.), Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria (pp. 82-87). UA Editora. https://doi.org/10.34624/emye-p069 | pt_PT |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34624/emye-p069 | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-972-789-659-2 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8367 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
| dc.relation | Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00194/2020 | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Formação contínua | pt_PT |
| dc.subject | Transversalidade curricular | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho experimental | pt_PT |
| dc.subject | Contextos não-formais | pt_PT |
| dc.subject | Património artístico local | pt_PT |
| dc.title | A arte como ponte para a aprendizagem por questionamento e o estabelecimento de conexões entre a geometria e as ciências | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 87 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 82 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria | pt_PT |
| person.familyName | Jorge | |
| person.familyName | Paixão | |
| person.givenName | Fátima | |
| person.givenName | Fátima | |
| person.identifier.ciencia-id | E01D-2586-1040 | |
| person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-5122-8230 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 |
