Repository logo
 
Publication

A arte como ponte para a aprendizagem por questionamento e o estabelecimento de conexões entre a geometria e as ciências

dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2023-02-27T12:19:18Z
dc.date.available2023-02-27T12:19:18Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO recurso ao património artístico local proporciona um novo foco de atenção para o desenvolvimento de tarefas em que o questionamento constitua o ponto de partida para a atividade do aluno e cuja resolução envolva desafio mental, físico e afetivo, favorecendo a compreensão concetual e a integração das áreas curriculares. Neste pressuposto, a exploração de tarefas de investigação através da metodologia de trabalho experimental permite desenvolver conhecimentos e mobilizar capacidades processuais básicas como prever, planear, testar as previsões, observar, registar, argumentar, elaborar conclusões.... Tal impõe a identificação prévia de um contexto a explorar que favoreça a formulação de questões-problema. A oficina de formação contínua que aqui se apresenta desenvolve-se a partir da análise de um dos quadros de Manuel Cargaleiro marcado pela geometrização da tela e pela profusão de cores que a luz transforma. Da chuva de ideias desencadeada pela apreciação da obra e seus efeitos estéticos resultam várias questões-problema. Apresentam-se duas, uma centrada na pavimentação do plano com quadriláteros e a outra na relação da cor dos objetos com a luz. A obtenção de resposta às duas questões, percorrendo as várias etapas do trabalho experimental, culmina com a obtenção de uma composição plástica que releva as conexões da matemática com as ciências e a arte.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJorge, F. R., & Paixão, F. (2020). A arte como ponte para a aprendizagem por questionamento e o estabelecimento de conexões entre a geometria e as ciências. In I. Cabrita, V. Santos, T. Neto, & J. B. Lopes (Orgs.), Matemática com vida: diferentes olhares sobre a geometria (pp. 82-87). UA Editora. https://doi.org/10.34624/emye-p069pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/emye-p069pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-659-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8367
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.relationFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00194/2020pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectTransversalidade curricularpt_PT
dc.subjectTrabalho experimentalpt_PT
dc.subjectContextos não-formaispt_PT
dc.subjectPatrimónio artístico localpt_PT
dc.titleA arte como ponte para a aprendizagem por questionamento e o estabelecimento de conexões entre a geometria e as ciênciaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage87pt_PT
oaire.citation.startPage82pt_PT
oaire.citation.titleMatemática com vida: diferentes olhares sobre a geometriapt_PT
person.familyNameJorge
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mat_com_vida_Geom_FRJ_FP.pdf
Size:
772.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: