Repository logo
 
Publication

O contributo do design gráfico para a comunicação integrada em meio hospitalar : caso de estudo Hospital Particular do Algarve

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorNeves, João Vasco Matos
dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.authorVieira, Adriana Raquel Gomes
dc.date.accessioned2018-11-09T10:32:30Z
dc.date.available2018-11-09T10:32:30Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico
dc.description.abstractO presente relatório resulta de um estágio de natureza profissional realizado no Grupo HPA Saúde, decorrendo a investigação no campo do Design de Comunicação -­‐ em concreto na área da Identidade Visual Corporativa -­‐ na qual se pretendeu compreender a importância da comunicação integrada em meio hospitalar e o papel do designer gráfico no desenvolvimento de diferentes meios de comunicação visualmente coerentes. O estudo aborda a problemática do posicionamento gráfico e gestão de marca em ambiente hospitalar, procurando perceber qual o contributo do designer gráfico na clarificação e evidência dos valores de marca e da comunicação integrada de um vasto grupo de unidades de saúde. Assim pretende-­‐se compreender, desenvolver e aplicar metodologias de trabalho que permitam conceber projetos inter-­‐relacionados que contribuam para a eficácia da comunicação corporativa e para a sua articulação semântica com os públicos internos e externos. Para a persecução dos objetivos definidos foi aplicada uma metodologia de investigação mista, não-­‐intervencionista que esteve na base do estado da arte e do estudo de casos, mas também intervencionista relativa ao caso de estudo e a prática profissional desenvolvida em ambiente de estágio. Os resultados alcançados em contexto de estágio em conjunto com o processo investigativo, permitem evidenciar a validade do argumento apresentado, contribuindo este estudo de forma concreta para a resolução de problemas de comunicação integrada e recentrar o processo de desenvolvimento no designer, no sentido de contribuir para um processo sistemático que ofereça maiores garantias de eficácia na comunicaçãopt_PT
dc.description.abstractAbstract This report is the result of a professional internship carried out by the HPA Health Group, in the field of Communication Design -­‐ specifically in the area of Corporate Visual Identity -­‐ in which it was intended to understand the importance of integrated communication in the hospital environment and the role of the graphic designer in the development of different visually coherent media. The study addresses the problem of graphic positioning and brand management in a hospital environment, seeking to understand the contribution of the graphic designer in the clarification and evidence of brand values and integrated communication of a vast group of health units. This is intended to understand, develop and apply work methodologies that allow the design of interrelated projects that contribute to the effectiveness of corporate communication and its semantic articulation with internal and external audiences. For the pursuit of the defined objectives, a methodology of mixed, non-­‐interventionist research was applied, which was based on the state of the art and the case study, but also interventionist regarding the case study and the professional practice developed in an internship environment. The results achieved in the context of an internship in conjunction with the investigative process allow us to highlight the validity of the presented argument, contributing this study in a concrete way to solve integrated communication problems and refocus the development process on the designer, in order to contribute to a systematic process that offers greater guarantees of effectiveness in communication.pt_PT
dc.identifier.tid202013472
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6259
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIdentidade visual corporativapt_PT
dc.subjectComunicação corporativapt_PT
dc.subjectComunicação integradapt_PT
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_PT
dc.subjectCorporate visual identitypt_PT
dc.subjectCorporate communicationpt_PT
dc.subjectIntegrated communicationpt_PT
dc.subjectCommunication strategypt_PT
dc.titleO contributo do design gráfico para a comunicação integrada em meio hospitalar : caso de estudo Hospital Particular do Algarvept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Adriana Vieira(15).pdf
Size:
164.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: