Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impacto do clima organizacional no processo de motivação dos professores de ensino superior na Guiné-Bissau

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente trabalho de dissertação tem como objetivo pesquisar e aferir o impacto do clima organizacional no processo desmotivação dos professores de Ensino Superior na Guiné-Bissau. O trabalho analisa o nível de influência que o clima organizacional tem no estado motivacional dos professores afetos às instituições do Ensino Superior Público e Privado do país que se situa na Costa Ocidental Africana. A investigação é de natureza descritiva, e as técnicas de recolha de dados compreendem levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo feita através dos questionários elaborados no Google Formulário e enviados aos professores das Instituições do Ensino Superior. Os resultados mais significativos do estudo são as competências, o clima organizacional, o compromisso e a produtividade organizacional, como os fatores que merecem atenção no presente estudo. Não obstante, o estudo permitiu identificar diferenças estatisticamente significativas nas pontuações obtidas para as dimensões Clima Organizacional, Compromisso e Produtividade Organizacional em função do rendimento dos inquiridos. Em particular, observa-se uma tendência para perceções mais positivas nestes dois fatores nos inquiridos com rendimentos mensais mais elevados. Perante esses fatos, há uma normalização na satisfação, influenciando a motivação das mesmas.
Abstract: This dissertation aims to explore and assess the impact of organizational climate on the motivation of higher education teachers in Guinea-Bissau. The work analyses the extent to which the organizational climate influences the motivational state of teachers in public and private higher education institutions in the country, which is located on the West African coast. The research is descriptive, and the data collection techniques include a bibliographical survey and field research using questionnaires created using Google Forms and sent to teachers in higher education institutions. The main findings of the study are that competencies, organizational climate, commitment, and organizational productivity are the factors that deserve attention in this study. Nevertheless, the study found statistically significant differences in the scores obtained for the organizational climate, commitment, and organizational productivity dimensions depending on the income of the respondents. There was a trend towards more positive perceptions of these two factors among respondents with higher monthly incomes. Given these facts, there is a normalization of satisfaction that influences their motivation

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.

Keywords

Competências Clima e cultura organizacional Motivação no trabalho Compromisso e produtividade organizacional Skills Organizational climate and culture Work motivation Commitment and organizational productivity

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue