Repository logo
 
Publication

O contributo do software educativo escola virtual como ferramenta digital no processo de ensino e aprendizagem no 1º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGil, Henrique Manuel Pires Teixeira
dc.contributor.authorSanto, Daniela Sofia Tomás Barateiro Rodrigues
dc.date.accessioned2015-12-18T11:50:55Z
dc.date.available2015-12-18T11:50:55Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco no âmbito do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractAtualmente, as TIC fazem parte do nosso quotidiano e são uma realidade da qual o sistema educativo não se podem dissociar, já que representam também um suporte do desenvolvimento humano e profissional. Assim, esta investigação tem como principal objetivo verificar qual o contributo das TIC no processo de ensino e aprendizagem, com a utilização do software educativo «Escola Virtual» nas áreas de Português, Matemática e Estudo do Meio. A presente investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no 1º semestre do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A amostra deste estudo foram 26 alunos do 2.º ano de escolaridade do 1º Ciclo de Ensino Básico da Escola Cidade de Castelo Branco, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos. A metodologia que se considerou mais adequada para esta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista que integra o estudo de caso e a investigação ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante, na qualidade de professor-investigador no contexto de sala de aula durante o projeto. Além disso, foram utilizados questionários aplicados aos alunos e entrevistas semiestruturadas aplicadas às professoras titulares do Agrupamento 1ºCEB, incluindo a Orientadora Cooperante. A análise de dados demonstrou uma motivação intrínseca manifestada na participação ativa dos alunos ao longo de toda a investigação, tendo o uso da «Escola Vírtual» contribuído para aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Revelou, igualmente, a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino e de aprendizagem. Ainda foi possível averiguar que a utilização do software educativo pode ser um importante recurso didático na implementação do processo de ensino e de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Nowadays, information technologies are a part of our daily tasks, and are well implemented in the educative system, and nowadays it’s practically to dissociate one from another, since they also provide support for human and professional development. The investigation that preceded the present thesis had as first goal to verify the contribution of information technologies in the learning and teaching process, using the educational software “Escola Virtual” to assist “Português”, “Matemática” e “Estudo do Meio” classes. This investigation was developed in scope for “Prática de Ensino Supervisionada” on the first semester of the second year of “Mestrado Em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico”. The study universe were 26 students of the second grade in “Escola Cidade de Castelo Branco” school, with ages between seven to nine years old. The methodology used to conduct this investigation had a qualitative feature with a mixed approach that allows to integrate both the case study and the action investigation. This study was conducted on a limited space and in a limited period of time, the sampling was done through participant observation during the classes. In order to complement this information, some inquiries where done to both students and teachers of the said school. The data analysis showed an intrinsic motivation that was shown off through the active participation during the study period. The “Escola Virtual” software contributed positively to a motivating and challenging learning for the students. This software has the potential to be an important didactic resource I the implementation of the teaching and learning process.pt_PT
dc.identifier.tid201109930
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/3153
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectSoftware educativopt_PT
dc.subjectEscola virtualpt_PT
dc.subject1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectInformation and communication technologiespt_PT
dc.subjectEducational softwarept_PT
dc.subject1st gradept_PT
dc.titleO contributo do software educativo escola virtual como ferramenta digital no processo de ensino e aprendizagem no 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_ Daniela.pdf
Size:
5.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: