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Cravo para pianistas : guia básico de adaptação
datacite.subject.fos | Humanidades | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Santos, João Paulo Janeiro Oliveira dos | |
dc.contributor.advisor | Lloyd, David Wyn | |
dc.contributor.author | Hipólito, António Carlos de Miranda | |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T17:00:47Z | |
dc.date.available | 2025-02-06T17:00:47Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description | Relatório apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto. | |
dc.description.abstract | Este estudo explora o crescente interesse no cravo, especialmente entre músicos com formação em piano, abordando questões cruciais de coexistência de técnicas no quadro da transição de um instrumento para outro. Após a Introdução, a obra integra três capítulos. O primeiro analisa publicações sobre elementos intrínsecos ao piano, destacando perspetivas pedagógicas enriquecedoras de autores como Heinrich Neuhaus. O segundo capítulo aborda a especificidade mecânica e sonora do cravo, explorando diferenças fundamentais no mecanismo de ativação das teclas. O terceiro foca a integração de técnicas cravísticas por músicos com background em piano, destacando a importância do sentido tátil. Por fim, a análise pedagógica enfatiza a escuta atenta, treino muscular específico e compreensão das diferenças mecânicas, propondo uma abordagem que inclui aprendizagem sólida, com foco na articulação cravística e na exploração tímbrica. | por |
dc.description.abstract | Abstract: This study explores the growing interest in the harpsichord, especially among musicians with piano training, addressing crucial issues of coexistence of techniques and transition between instruments. After the Introduction, the work includes three chapters. In the first chapter publications on elements intrinsic to the piano are examined, highlighting the enriching pedagogical perspectives from authors such as Heinrich Neuhaus. The second chapter addresses the mechanical and sound specificity of the harpsichord, exploring fundamental differences in the mechanism of key activation. The third focuses on the integration of harpsichord techniques by musicians with a piano background, highlighting the importance of tactile sense. Finally, pedagogical analysis emphasizes attentive listening, specific muscle training, and understanding of mechanical differences, proposing an approach that includes solid learning, with a focus on harpsichord-articulation and timbral exploration. | eng |
dc.identifier.tid | 203882270 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10015 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Piano | |
dc.subject | Cravo | |
dc.subject | Transição | |
dc.subject | Pedagogia | |
dc.subject | Mecânica | |
dc.subject | Harpsichord | |
dc.subject | Transition | |
dc.subject | Pedagogy | |
dc.subject | Mechanics | |
dc.title | Cravo para pianistas : guia básico de adaptação | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto |