Publication
A prosódia musical como estratégia de aprendizagem no ensino da guitarra clássica
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica : Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carvalhinho, Miguel Nuno Marques | |
dc.contributor.author | Lopes, Gabriel José Vaz | |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T15:06:04Z | |
dc.date.available | 2023-10-17T15:06:04Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description | Aplicação do n.º 3 do art.º 2.º da Política de Depósito de Documentos no RCIPCB. | pt_PT |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto. | |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende explorar a Prosódia Musical como uma boa estratégia de aprendizagem no ensino da guitarra clássica. Está estruturado em três momentos principais. O primeiro faz referência à revisão bibliográfica sobre o conceito de Prosódia: em que consiste e de que forma pode ser aplicada na música. O segundo momento expõe todo o trabalho realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada no Colégio de São Teotónio, e na experiência pedagógica realizada no Conservatório Regional de Coimbra. A Prosódia Musical foi proposta como estratégia neste contexto com um grupo de alunos de guitarra clássica, com um nível de ensino de 4ºGrau. Por fim, no terceiro momento, serão expostas as conclusões obtidas com a realização deste trabalho. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: The present work intends to explore Musical Prosody as a good learning strategy in classical guitar teaching. It is structured in three main moments. The first refers to the literature review on the concept of Prosody: what it consists of and how it can be applied in music. The second moment exposes all the work carried out within the scope of supervised teaching practice at Colégio de São Teotónio, and in the pedagogical experience carried out at the Conservatório Regional de Coimbra. Musical Prosody was proposed as a strategy in this context with a group of classical guitar students with a learning level of 4th Grade. Finally, in the third moment, the conclusions obtained with the accomplishment of this work will be exposed. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203367618 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8680 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Canto | pt_PT |
dc.subject | Guitarra clássica | pt_PT |
dc.subject | Prosódia musical | pt_PT |
dc.subject | Classic guitar | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Teaching | pt_PT |
dc.subject | Singing | pt_PT |
dc.subject | Musical prosody | pt_PT |
dc.title | A prosódia musical como estratégia de aprendizagem no ensino da guitarra clássica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto | pt_PT |