Repository logo
 
Publication

A prosódia musical como estratégia de aprendizagem no ensino da guitarra clássica

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCarvalhinho, Miguel Nuno Marques
dc.contributor.authorLopes, Gabriel José Vaz
dc.date.accessioned2023-10-17T15:06:04Z
dc.date.available2023-10-17T15:06:04Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionAplicação do n.º 3 do art.º 2.º da Política de Depósito de Documentos no RCIPCB.pt_PT
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente trabalho pretende explorar a Prosódia Musical como uma boa estratégia de aprendizagem no ensino da guitarra clássica. Está estruturado em três momentos principais. O primeiro faz referência à revisão bibliográfica sobre o conceito de Prosódia: em que consiste e de que forma pode ser aplicada na música. O segundo momento expõe todo o trabalho realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada no Colégio de São Teotónio, e na experiência pedagógica realizada no Conservatório Regional de Coimbra. A Prosódia Musical foi proposta como estratégia neste contexto com um grupo de alunos de guitarra clássica, com um nível de ensino de 4ºGrau. Por fim, no terceiro momento, serão expostas as conclusões obtidas com a realização deste trabalho.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The present work intends to explore Musical Prosody as a good learning strategy in classical guitar teaching. It is structured in three main moments. The first refers to the literature review on the concept of Prosody: what it consists of and how it can be applied in music. The second moment exposes all the work carried out within the scope of supervised teaching practice at Colégio de São Teotónio, and in the pedagogical experience carried out at the Conservatório Regional de Coimbra. Musical Prosody was proposed as a strategy in this context with a group of classical guitar students with a learning level of 4th Grade. Finally, in the third moment, the conclusions obtained with the accomplishment of this work will be exposed.pt_PT
dc.identifier.tid203367618
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8680
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectGuitarra clássicapt_PT
dc.subjectProsódia musicalpt_PT
dc.subjectClassic guitarpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectSingingpt_PT
dc.subjectMusical prosodypt_PT
dc.titleA prosódia musical como estratégia de aprendizagem no ensino da guitarra clássicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Gabriel Lopes(15).pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: