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Authors
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Abstract(s)
A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior implica necessariamente
a superação de um conjunto heterogéneo de desafios. A par das mudanças desenvolvimentais
inerentes à fase final da adolescência e à entrada na vida adulta, o ingresso no
Ensino Superior obriga, muitas vezes, ao afastamento do espaço de vida familiar e à necessidade
de novas formas de organização do tempo. Esta nova etapa de vida é marcada
por uma evolução ao nível da autonomia, da construção de identidade, do desenvolvimento
das relações interpessoais e do sentido da vida. Todos estes factores intervêm de
forma decisiva no desenvolvimento pessoal e interpessoal do estudante.
Neste trabalho, apresentam-se os resultados da avaliação das dimensões Pessoal e
Interpessoal numa amostra de 104 alunos que ingressaram no IPCB em 2006/07. Foram
inquiridos em Novembro de 2006 (no início do 1º ano) e em Maio de 2008 (a finalizar
o 2º ano). Os resultados obtidos apontam para uma percepção globalmente positiva dos
alunos relativamente à sua transição e integração académica no IPCB, obtendo-se pontuações
médias mais elevadas na dimensão Interpessoal do que na Pessoal.
Description
Keywords
Ensino superior Adaptação académica Transição académica Dimensão pessoal Relações interpessoais
Citation
NUNES, Sara ; GARCIA, Ana (2010) - Estudantes do Ensino Superior : as relações pessoais e interpessoais. Gestin. ISSN 1645-2534. Ano VIII, N.º 8, p. 195-203.