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- Prevalence and clinical features of adverse food reactions in portuguese adolescentsPublication . Lozoya-Ibáñez, Carlos; Nunes, Sara; Rodrigues, Alexandra; Fernandes, Patrícia; Lourenço, Olga; Fonseca, Ana; Barata, Luís TabordaBackground & aims: The objective of the present study was to determine, for the first time, the prevalence and clinical features of food allergy in Portuguese adolescents. Methods: Cross-sectional study performed in various secondary schools in central Portugal. Randomly selected adolescents replied to a validated food allergy questionnaire. Those who reported an adverse food reaction were seen at participating hospitals, where clinical history was taken, skin prick (SPT) and prick-prick skin (SPPT) tests were performed, and food allergen-specific IgE levels (sIgE) were determined. An open oral challenge was performed in selected cases. Cases of positive clinical history of immediate (up to 2 h after ingestion) reaction in association with positive food sIgE levels and/or SPT were classified as IgE-associated probable food allergy and as confirmed IgE-mediated food allergy if food challenges were positive. Cases of positive clinical history of delayed (more than 2 h after ingestion) and negative food sIgE levels independently of positive SPT or SPPT results, were classified as non-IgE associated probable food allergy. Results: The prevalence of probable food allergy in Portuguese adolescents was 1.41% (95% CI: 0.90–2.03%), with fresh fruits, shellfish, nuts, and peanut as the most frequently implicated foods. IgE-mediated probable food allergy occurred in 1.23% (95% CI: 0.67–1.72%) of cases, with fresh fruits, shellfish, and nuts mainly involved. Cutaneous symptoms were most frequently reported. Conclusions: The prevalence of probable food allergies in Portuguese adolescents is low, is mostly related to fresh fruits, shellfish, nuts, and peanut, and most frequently involves cutaneous symptoms.
- Understanding the foundations of global competitive advantage of nationsPublication . Farinha, Luís; Nunes, Sara; Ferreira, João J.; Fernandes, António MarquesPurpose This paper focuses on the issue of global competitive advantage of nations, based on the dimensions analyzed by the World Economic Forum in assessing the economic competitiveness of a large sample of countries. From the different stages of development of the countries, this study aims to help us to recognize what variables better explain the global competitive advantage of economies. Design/methodology/approach Following quantitative analysis, results based on PLS show what dimensions within each economic development stage best explain the global competitive advantage of economies. Findings Beyond the institutions, infrastructure and regulation of the markets, higher education and training, the technological readiness, the business sophistication and innovation contribute greatly to explain the competitive advantage of economies. Originality/value Understanding the drivers of global competitive advantage of nations, this study may help academics to conduct new studies, as well as politicians to define intervention priorities.
- Sistemas de indicadores de sustentabilidade local em municípios rurais: definição de áreas chave para o caso da Beira Baixa, PortugalPublication . Manso, Sandra; Caeiro, Sandra; Pardo, Carlos; Nunes, Sara
- Marketing e ensino superior : satisfação e imagem : o caso dos alunos da Escola Superior de GestãoPublication . Garcia, Ana Rita; Nunes, Sara; Ruivo, Miguel; Mendes, CarlosNas últimas décadas, a democratização do Ensino Superior aumentou a igualdade de oportunidades, na verdade, crê-se que uma formação qualificada é motor essencial ao desenvolvimento das sociedades. As instituições de Ensino Superior recebem, hoje, alunos com diferentes origens, vivências, experiências e expectativas e oferecem os seus serviços a um público que se caracteriza pela diversidade. Estas instituições estão cientes da importância de apostar, não só na qualidade do ensino/investigação, como, também, na sua divulgação garantindo, assim, o progresso, uma interacção eficiente com as comunidades. Torna-se, também, essencial o conhecimento das expectativas e necessidades dos alunos a fim de assegurar a qualidade dos serviços. O estudo que se apresenta tem como objectivo de conhecer a imagem e satisfação que os alunos da Escola Superior de Gestão do instituto Politécnico de Castelo Branco possuem, relativamente, a esta instituição. Partindo destes pressupostos, aplicou-se um questionário a discentes de todos os cursos de licenciatura. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes manifestam níveis de satisfação bastante elevados e que detêm uma imagem positiva da instituição que frequentam.
- Subamostragem em séries temporaisPublication . Nunes, SaraNeste trabalho considera-se a subamostragem em séries temporais a qual permite aproximar a distribuição amostral de uma estatística e as suas características. Esta técnica proporciona a construção intervalos de confiança assimptóticos para um parâmetro associado à distribuição de probabilidade de uma série temporal ⦃X1,…,Xn⦄, mostrando-se válida sob condições mais gerais que os métodos de reamostragem. A metodologia de subamostragem é aplicada a séries temporais geradas por modelos autoregressivos, com o objectivo de construir intervalos de confiança para o parâmetro autoregressivo. Faz-se um estudo com o objectivo de inferir sobre a relação entre o parâmetro autoregressivo e a dimensão das subamostras a utilizar na aplicação da subamostragem. Verifica-se que os intervalos de confiança obtidos por subamostragem apresentam uma cobertura comparável á dos intervalos de confiança clássicos. Conclui-se que subamostras de pequena dimensão conduzem a melhores resultados na construção de intervalos de confiança para o parâmetro autoregressivo. Num segundo estudo cujo objectivo é caracterizar a distribuição dos estimadores de máxima verosimilhança calculados nas subamostras, constata-se que estes apresentam uma distribuição aproximadamente normal.
- A internet como ferramenta de distribuição e comunicação ao nível do marketing industrialPublication . Filipe, Sara BritoEm função da Internet temos vindo a assistir a grandes e profundas alterações no âmbito do Marketing. Este artigo tem como objectivo analisar as oportunidades que a Internet oferece ao Marketing Industrial, especialmente como ferramenta de Distribuição e de Comunicação. Neste sentido, procurámos explicar o conceito de Marketing Industrial, diferenciando-o do Marketing de Consumo; analisar a importância da Internet para o Marketing e, por último, explorar as oportunidades que esta fornece ao nível da Distribuição e da Comunicação.
- Estudantes do ensino superior : as relações pessoais e interpessoaisPublication . Nunes, Sara; Garcia, Ana RitaA transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior implica necessariamente a superação de um conjunto heterogéneo de desafios. A par das mudanças desenvolvimentais inerentes à fase final da adolescência e à entrada na vida adulta, o ingresso no Ensino Superior obriga, muitas vezes, ao afastamento do espaço de vida familiar e à necessidade de novas formas de organização do tempo. Esta nova etapa de vida é marcada por uma evolução ao nível da autonomia, da construção de identidade, do desenvolvimento das relações interpessoais e do sentido da vida. Todos estes factores intervêm de forma decisiva no desenvolvimento pessoal e interpessoal do estudante. Neste trabalho, apresentam-se os resultados da avaliação das dimensões Pessoal e Interpessoal numa amostra de 104 alunos que ingressaram no IPCB em 2006/07. Foram inquiridos em Novembro de 2006 (no início do 1º ano) e em Maio de 2008 (a finalizar o 2º ano). Os resultados obtidos apontam para uma percepção globalmente positiva dos alunos relativamente à sua transição e integração académica no IPCB, obtendo-se pontuações médias mais elevadas na dimensão Interpessoal do que na Pessoal.
- Um estudo longitudinal sobre a qualidade de vida em pacientes submetidos a cirurgia oncológica na ULS de Castelo Branco mediante a aplicação do SF–36Publication . Nunes, Sara; Monteiro, Ana; Rato, LuísaUma necessidade que surge com frequência em estudos de Qualidade de Vida é a detecção de alterações ocorridas ao nível da auto-percepção dos pacientes ao longo do tempo. Avaliar a percepção que pacientes oncológicos possuem sobre a sua Qualidade de Vida é muitas vezes difícil já que, juntamente com as alterações reais, os pacientes alteram muitas vezes a sua escala de medida (recalibração), as suas prioridades (repriorização) ou, inclusivamente, o que antes entendiam por Qualidade de Vida (reconceptualização). Com este estudo pretende-se avaliar a Qualidade de Vida em pacientes com diversos tipos de neoplasias a ser seguidos na ULS de Castelo Branco. Em particular pretende-se estudar a ocorrência de alterações ao nível da auto-percepção destes pacientes durante os meses subsequentes à cirurgia. Detectaram-se alterações ao nível das dimensões Dor Corporal, Funcionamento Físico e Desempenho Físico.
- BOOM Festival : um estudo sobre a percepção dos habitantes locaisPublication . Garcia, Ana Rita; Nunes, SaraO Turismo e um vasto leque de actividades com ele relacionadas, assumem-se cada vez mais como motor de desenvolvimento de muitas regiões do interior que vão diversificando a sua oferta. Muitas destas regiões reúnem condições excelentes para a realização de eventos culturais pelo clima, pela diversidade que oferecem e pela hospitalidade que as caracteriza. A atracção de eventos internacionais para Portugal tem aumentado nos últimos anos, assumindo os festivais uma importância crescente no Turismo e na Economia destas regiões. Nos últimos anos Idanha-a-Nova tem sido palco do Boom Festival. A chegada de milhares de jovens de todo o mundo com diferentes valores e estilos de vida a esta pacata vila do interior é muitas vezes geradora de choques culturais e ao mesmo tempo motor de desenvolvimento e impulso económico. Com o objectivo de avaliar a percepção que possuem os idanhenses acerca do Boom Festival, aplicou-se um inquérito, cuja análise revelou que, de um modo geral, este evento é percebido como positivo para a economia local na medida em que atrai muitos visitantes e divulga a região a nível internacional. Não obstante, são também referidos aspectos menos positivos como o consumo de drogas e álcool, o acréscimo dos preços dos bens e serviços e o congestionamento do trânsito.
- Métodos de reamostragem e subamostragem no R-ProjectPublication . Nunes, Sara; Sebastião, JoãoNeste trabalho consideram-se o bootstrap e a subamostragem enquanto metodologias computacionalmente intensivas que podem constituir um meio de resposta eficaz na avaliação da precisão de uma determinada estatística. Num estudo de simulação aplicam-se estas metodologias a observações geradas por uma distribuição de probabilidade exponencial.