Repository logo
 
Publication

Despertar para a relevância dos contextos não formais no ensino das ciências naturais no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.date.accessioned2017-06-13T10:48:25Z
dc.date.available2017-06-13T10:48:25Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractTendo em conta orientações atuais da educação em ciências, particularmente para a escolaridade básica, que dão relevo à integração de saberes e à contextualização das aprendizagens no meio local, a escola deve ser aberta ao quotidiano e capaz de assumir responsabilidades na formação de cidadãos implicados numa sociedade da qual a ciência é indissociável. Naturalmente que se os futuros professores não experienciarem situações de formação ajustadas a tais perspetivas as suas competências profissionais ficam limitadas. Apoiado nos pressupostos referidos, este estudo teve como objetivo compreender se a utilização de contextos não formais do meio próximo, na formação, constitui uma estratégia que inicia os futuros professores na planificação e implementação de sequências didáticas integradoras das ciências com outras áreas curriculares. A metodologia, de natureza qualitativa, centrou-se na análise da planificação e desempenho didático dos futuros professores. Os resultados da estratégia, ao longo dos últimos quatro anos, têm sido muito positivospt_PT
dc.description.abstractTeniendo en cuenta actuales orientaciones de la educación en ciencias, en particular para la educación primaria, que ponen de relieve la integración del conocimiento y contextualización del aprendizaje en el entorno, la escuela debe estar abierta al cotidiano y asumir la responsabilidad en la formación de ciudadanos implicados en una sociedad indisociable de la ciencia. Por supuesto, si los futuros docentes no experimentaren situaciones de formación ajustadas a tales perspectivas sus competencias profesionales estarán limitadas. Basado en aquellos considerandos, este estudio tuvo como objetivo comprender si la utilización de los contextos no formales del entorno, en la formación, es una estrategia que introduce los futuros docentes en la planificación e implementación de secuencias didácticas integradas de la ciencia con otras materias. La metodología de naturaleza cualitativa estuvo enfocada en el análisis de planificación y de práctica. Los resultados de la estrategia desarrollada en los últimos cuatro años han sido muy positivospt_PT
dc.description.abstractHaving regard to current guidelines of science education, particularly for basic education, emphasizing the integration of knowledge and contextualization of learning in the local environment, the school must be open to daily and able to take responsibility for the preparation of individuals involved in a society which is inseparable of science. Of course, if future teachers do not experience formation situations adjusted to such perspectives their professional abilities remain limited. Supported by those assumptions, this study had as general goal to understand if the use of non-formal contexts of the environment, in teachers’ formation constitutes a strategy that introduce future teachers in the planning and implementation of didactic sequences integrative of science with other subject areas. The methodology was of qualitative nature, focused on the analysis of educational planning and performance of future teachers. The results of the strategy over the last four years have been very positivept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPAIXÃO, Fátima ; JORGE, Fátima (2016) - Despertar para a relevância dos contextos não formais no ensino das ciências naturais no 1.º ciclo do ensino básico. Campo Abierto : Revista de educación. ISSN 0213-9529. Vol. 35, nº 1 p. 161-171.pt_PT
dc.identifier.issn0213-9529
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5574
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionFacultad de Educación Universidad de Extramadurapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação Inicial de professorespt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectContextos não formaispt_PT
dc.subjectPrática de ensinopt_PT
dc.subjectFormación inicial de docentespt_PT
dc.subjectEnseñanza primariapt_PT
dc.subjectEnseñanza de las cienciaspt_PT
dc.subjectContextos no formalespt_PT
dc.subjectPracticumpt_PT
dc.subjectPre-service teacher educationpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectScience teachingpt_PT
dc.subjectNon-formal contextspt_PT
dc.subjectTeaching practice.pt_PT
dc.titleDespertar para a relevância dos contextos não formais no ensino das ciências naturais no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.title.alternativeDespertar para la relevancia de los contextos no formales en la enseñanza de las ciencias naturales en primariapt_PT
dc.title.alternativeAwakening to the relevance of non-formal contexts in the teaching of natural sciences in primary educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBadajozpt_PT
oaire.citation.endPage171pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage161pt_PT
oaire.citation.titleCampo Abiertopt_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
person.familyNamePaixão
person.familyNameJorge
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Despertar para a relevancia dos contextos_2.pdf
Size:
710.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: