Publication
Frustração na aprendizagem do instrumento: Educar para prevenir implicações na motivação e confiança do aluno
| dc.contributor.advisor | Rocha, Miguel Jorge Ferreirinha da | |
| dc.contributor.advisor | Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da | |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Mariana Silva | |
| dc.date.accessioned | 2025-07-09T14:58:48Z | |
| dc.date.available | 2025-07-09T14:58:48Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.description | Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto. | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório reflete a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino de Música. Divide-se em duas partes, a primeira desenvolvida sobre o estágio pedagógico na unidade curricular de PES realizada ao longo do ano letivo de 2022/ 2023 na Academia de Música e Dança de Alcobaça, onde é exposta a caracterização da Instituição, do aluno de instrumento e da classe de conjunto. Neste, são, ainda, apresentadas as planificações e descrições refletidas de aula e uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido. A segunda parte refere-se ao trabalho de investigação, emergente da PES e intitulado “Frustração na Aprendizagem do Instrumento: educar para prevenir implicações na motivação e confiança do aluno”. A aprendizagem de um instrumento pode ter os seus pontos positivos para o desenvolvimento pessoal do aluno, tais como, o desenvolvimento da imaginação e criatividade, a construção da confiança, sentido de responsabilidade e disciplina. Contudo, não existindo um bom método de aprendizagem e estudo, o aluno pode sentir-se frustrado e por conseguinte, desmotivado dificultando o seu processo musical. Desta forma, com esta investigação pretende-se demonstrar a importância de uma boa abordagem ao Instrumento, durante o estudo e a relação existente entre a frustração e a motivação do aluno e como o papel do professor pode ter um grande impacto neste processo de aprendizagem. A metodologia utilizada na investigação tem uma natureza descritiva qualitativa, baseando-se na recolha de informação recorrendo a um inquérito por questionário a alunos de instrumento e análise dos dados obtidos, com recurso a técnicas de estatísticas descritivas, procurando refletir se a frustração é algo recorrente na aprendizagem do instrumento e que estratégias utilizam para ultrapassá-la. | por |
| dc.description.abstract | Abstract: This internship report reflects on the Supervised Teaching Practice (STP) developed as part of a curricular unit within the Master's Degree in Music Teaching. It is divided into two parts, the first of which focuses on the PES curricular unit carried out during the 2022/2023 school year at the Alcobaça Music Academy, where the characterization of the Conservatory, the instrument student and the ensemble class is presented. The lesson plans and descriptions are also presented, as well as a critical reflection on the work carried out. The second partrefers to the research work, emerging from STP and entitled “Frustration in Learning an Instrument: educating to prevent implications in the student’s motivation and confidence”. Learning an instrument can have its positive points for the student’s personal development, such as the development of imagination and creativity, the construction of confidence, a sense of responsibility and discipline. However, if there is no good learning and study method, the student may feel frustrated and therefore unmotivated, hindering his/her musical process. Thus, this research aims to demonstrate the importance of a good approach to the Instrument, during study and the relationship between frustration and student motivation and how the role of the teacher can have a great impact on this learning process. The methodology used in the research has a qualitative descriptive nature, based on the collection of information using a questionnaire survey of instrument students and analysis of the data obtained, using descriptive statistics techniques, seeking to prove whether frustration is something recurrent in learning the instrument and what strategies they use to overcome it. | eng |
| dc.identifier.tid | 203966678 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10205 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Frustração | |
| dc.subject | Aprendizagem | |
| dc.subject | Motivação | |
| dc.subject | Resiliência | |
| dc.subject | Confiança | |
| dc.subject | Frustration | |
| dc.subject | Learning | |
| dc.subject | Motivation | |
| dc.subject | Resilience | |
| dc.subject | Confidence | |
| dc.title | Frustração na aprendizagem do instrumento: Educar para prevenir implicações na motivação e confiança do aluno | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto |
