Repository logo
 
Publication

Trissomia 21 e o ensino/aprendizagem do violoncelo : estudo de caso

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRocha, Miguel Jorge Ferreirinha Cardoso da
dc.contributor.advisorQuelhas, Maria do Rosário Henriques Branco Pires
dc.contributor.authorSilva, José Duarte Teixeira da
dc.date.accessioned2019-04-22T10:30:17Z
dc.date.available2019-04-22T10:30:17Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música -Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractA primeira parte deste trabalho refere-se à prática de ensino supervisionada, onde descrevo, de forma sucinta, clara e reflexiva, o percurso de construção de competências específicas e analiso o seu contributo para o desenvolvimento de competências ao nível do ensino da música. Trata-se de um requisito de avaliação no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicada de Castelo Branco. A excelência do exercício profissional no ensino da música impõe aos professores uma procura constante do desenvolvimento de habilidades científicas, técnicas e relacionais para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, o que exige uma atualização e desenvolvimento de competências que se pretende que sejam especializadas. Neste sentido, a minha prática pedagógica desenvolveu-se com uma aluna com Trissomia 21, com a qual desenvolvi um processo de ensino e aprendizagem do violoncelo, como meio facilitador do seu desenvolvimento holístico, numa ótica de escola inclusiva. O trabalho desenvolvido com a aluna, ao longo do estágio, demonstrou-me que fui evoluindo na minha maneira de ensinar e de interagir com a mesma. Como professor de instrumento, acredito que vá aprendendo sempre mais com o passar dos anos. Sei que tenho ainda muitas arestas para limar, mas que são essas que me ajudarão a evoluir. Vejo-me como um profissional que deseja ter um profundo conhecimento e com um leque de competências distintas, que permitam o mais profundo entendimento de cada aluno em situações concretas, facilitadoras do desenvolvimento de uma prática consciente e justificada através de intervenções adequadas que “façam a diferença”.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This work begins by referencing the supervised practice of teaching, where I describe, in a succinct, clear and reflective manner, the path to constructing specific competences, and more closely analyse its contributions to the development of competences regarding musical teaching. This regards an evaluation requirement of the Curricular Unit “Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino da Música” from the College of Applied Arts of Castelo Branco - Escola Superior de Artes Aplicada de Castelo Branco. The excellency of the professional exercise in the instruction of music imposes on teachers the constant search for development of their scientific, technical and relational abilities, which requires a constant update and development of these skills, which are meant to be specialized. Considering this, my pedagogic practice took place with a pupil who suffers from Down’s Syndrome, with whom I developed a process of teaching and learning cello, as a means to facilitate her holistic development, in the optic of an inclusive school. The work developed with this student has showed me how much my method of teaching and the way I interact with the student evolved during this internship. As an instrument teacher, I believe that my knowledge will keep increasing with the natural passing of time, and that any shortcomings will help me evolve. I see myself as a professional who craves a deep knowledge and a collection of distinct competences to enable me to have profound understanding of each student and their concrete situation, all of which will help me achieve a better and conscient practice, justified through adequate interventions that “make the difference”.pt_PT
dc.identifier.tid202246710
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6486
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectTrissomia 21pt_PT
dc.subjectVioloncelopt_PT
dc.subjectPedagogic practicept_PT
dc.subjectDown’s syndromept_PT
dc.subjectCellopt_PT
dc.titleTrissomia 21 e o ensino/aprendizagem do violoncelo : estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Música -Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Jose Silva(19) .pdf
Size:
2.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: