Repository logo
 
Publication

Atividade física e autoconceito de alunos de 1. Ciclo

dc.contributor.authorBatista, Marco
dc.contributor.authorCubo Delgado, Sixto
dc.contributor.authorPetrica, João
dc.contributor.authorSerrano, João
dc.contributor.authorPaulo, Rui
dc.contributor.authorHonório, Samuel
dc.date.accessioned2019-10-11T08:55:37Z
dc.date.available2019-10-11T08:55:37Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA atividade física e desportiva assume-se como um contexto de de- senvolvimento comportamental, cognitivo e social nas diversas idades. Atualmente é generalizada a prática de atividades físicas e desporti- vas por coletivos infantis e juvenis, ainda que, com uma preferência pela frequência nas modalidades, muito dependente da variável sexo. Todavia é frequente, os pais questionarem-se de qual a idade ideal para os filhos iniciarem determinadas práticas físicas e desportivas, ou mesmo qual o volume de horas de prática semanal, por forma a não prejudicarem o descanso, potenciando a formação dos mesmos Avaliou-se uma amostra de 531 alunos de ambos os sexos, entre os 8 e os 10 anos de idade, procedendo-se à estratificação do volume de horas semanais de atividade física e desportiva, assim como os níveis de auto- conceito através da aplicação da escala de autoconceito de Susan Harter. Os resultados evidenciaram diferenças significativas nas dimensões de competência escolar e comportamento, que surgem aparentemente beneficiadas com o incremento de horas semanais de atividade física e desportiva, observando-se a mesma tendência favorável na evolução do autoconceito global nos alunos que acumulam um volume de horas de prática semanal mais elevado.pt_PT
dc.description.abstractPhysical and sports actvity are assumed as a context of behavioural, cognitve and social development in diferent ages. It is currently a widespread practce of physical and sports actvites for children and youth groups, with a preference to practce diferent sports actvites with frequency, very dependent on gender. However it is ofen for parents to ask themselves which is the ideal age for children to start physical actvity and/or sports, or even the volume of hours of weekly practce, in a way that will not jeopardize their rest, and enhancing their educaton. We have evaluated a sample of 531 students of both genders, between 8 and 10 years old, proceeding to the stratfcaton of the volume of weekly hours of physical actvity and sport, as well as self-esteem levels by the applicaton of self-esteem Susan Harter scale. The results showed signifcant diferences in the dimensions of school competence and behaviour, which arise apparently benefted from the increasing in weekly hours of physical actvity and sport. It’s also observable the same favourable tendency in the increasing development of global self-concept in students who accumulate a higher volume of hours of weekly practce.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBatista, M., Cubo-Delgado, S., Petrica, J., Serrano, J., Paulo, R., & Honório, S. (2019). Physical Activity and Self Concept of Students of Primary School. In J. Petrica, H. Mesquita, M. Batista, P. Mendes (Coord) “Psicologia do Desporto e Exercício – Abordagens Académicas de Investigação”. (pp.23-34). Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN: 978-989-8936-01-1.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8936-01-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6679
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCâmara Municipal de Idanha-a-Novapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAtividade Físicapt_PT
dc.subjectExercíciopt_PT
dc.subjectAutoconceitopt_PT
dc.subjectPhysical Actvitypt_PT
dc.subjectExercisept_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.titleAtividade física e autoconceito de alunos de 1. Ciclopt_PT
dc.title.alternativePhysical activity and self concept of students of primary schoolpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceIdanha-a-Novapt_PT
oaire.citation.endPage34pt_PT
oaire.citation.startPage23pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia do Desporto e Exercício - Abordagens Académicas de Investigaçãopt_PT
person.familyNameSilva Batista
person.familyNameCubo Delgado
person.familyNamePetrica
person.familyNameSerrano
person.familyNamePaulo
person.familyNameHONÓRIO
person.givenNameMarco Alexandre
person.givenNameSixto
person.givenNameJoao
person.givenNameJoão
person.givenNameRui
person.givenNameSAMUEL
person.identifier1319670
person.identifier0000000069382669
person.identifier0000000068504193
person.identifier1450670
person.identifier.ciencia-id191E-AA52-C968
person.identifier.ciencia-id5C10-7709-03DB
person.identifier.ciencia-id3D18-3920-0D69
person.identifier.ciencia-idA011-9441-2654
person.identifier.orcid0000-0003-3318-2472
person.identifier.orcid0000-0001-8802-9980
person.identifier.orcid0000-0002-0752-2093
person.identifier.orcid0000-0001-5112-4984
person.identifier.orcid0000-0002-2949-4564
person.identifier.orcid0000-0003-1863-344X
person.identifier.ridG-8650-2011
person.identifier.ridN-9104-2016
person.identifier.scopus-author-id57190249734
person.identifier.scopus-author-id55777717400
person.identifier.scopus-author-id57195137380
person.identifier.scopus-author-id55382546200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0d3d851b-dad8-4505-bf0d-14ff17962b66
relation.isAuthorOfPublicationb9f4169e-d0d3-46d2-a321-4eaddc38496f
relation.isAuthorOfPublication7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e
relation.isAuthorOfPublication55f430ff-7de4-428b-952e-de7b346b22d5
relation.isAuthorOfPublicationaf5c8702-c4e0-477a-8747-732a7a3eecc1
relation.isAuthorOfPublication7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Psicologia1.pdf
Size:
248.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: