| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 393.17 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As questões relativas à organização, gestão e preservação dos documentos que
suportam o conhecimento científico, tendo em vista a sua passagem às gerações
vindouras, constituem um desafio que as instituições de ensino superior (IES)
enfrentam diariamente. O advento da era digital, com todo o potencial emergente de
aplicação das tecnologias à gestão e preservação documental, trouxe consigo uma
esperança de minimização de alguns problemas relacionados com o fenómeno da
preservação de conteúdos científicos.
Entre os problemas identificados contam-se: documentos acumulados em qualquer
local sem critérios de organização, arrumação ou outros; documentos publicados
quase perdidos, em suporte papel ou digital, amontoados em gabinetes de
docentes/investigadores, em computadores ou periféricos, ou em arrecadações sem
quaisquer cuidados de controlo e conservação; documentação e informação em
suporte digital incipientemente organizada e apenas em função de interesse pessoais
ou profissionais, (vg. Curriculum vitae).
Os Repositórios Institucionais (RI), temáticos ou outros, pelas suas características,
podem ajudar a resolver alguns destes problemas, na medida em que contribuem para
a preservação do conhecimento registado, permitindo que o mesmo possa ser
usufruído, por qualquer cidadão com acesso à Internet, em todo o tempo.
Description
O artigo resulta de uma comunicação oral apresentada no Encontro de Arquivos da Administração Pública que decorreu de 2 a 3 de julho de 2015, em Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Keywords
Repositório Preservação digital
Pedagogical Context
Citation
RODRIGUES, M.E.P. (2016) - Uma perspetiva sobre o contributo do repositório para o arquivo institucional. In Rollo, Maria Fernanda [et al.] (coord.) - Encontro de Arquivos da Administração Pública : atas. Lisboa : UNL. FCSH. IHC. p. 70-79. ISBN 978-972-96844-4-9.
Publisher
IHC - FCSH/UNL
