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Aptidão musical : inata ou adquirida?

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.authorFaria, Ana Inês Saraiva
dc.date.accessioned2016-06-15T15:30:43Z
dc.date.available2016-06-15T15:30:43Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio profissional incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada, do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto. Esta prática foi desenvolvida com duas turmas de articulado de Ensino Especializado da Música, do Conservatório de Artes da Canto Firme de Tomar no decorrer do ano letivo de 2014/2015. Este relatório está divido em duas partes: A primeira parte diz respeito a todo o estágio profissional (Prática de Ensino Supervisionada) e sua reflexão, apresentando uma caracterização da escola e das turmas, algumas planificações e reflexões de aula, o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada, bem como uma reflexão final. A segunda parte recai sobre o estudo de investigação com o título “Aptidão Musical: Inata ou Adquirida?”, cujos objetivos são confrontar diversas teorias que defendem que a aptidão é inata com as que defendem de que esta é adquirida através da prática e interação com o meio; analisar o conteúdo de dois testes de aptidão musical distintos usados em duas escolas de Ensino Especializado de Música diferentes, comparando-os com a matriz imposta pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional); analisar as respostas aos questionários realizados a 42 professores de escolas do Ensino Especializado de Música, com o intuito dept_PT
dc.description.abstractAbstract: This professional internship's report focused on Supervised Teaching Practice of the cycle of studies conducted at the master’s degree in Music Education – Music Theory and Chamber Music. This practice has been developed with two groups of Canto Firme de Tomar Arts Conservatory during the school year 2014/2015. This report is separated in two sections: The first section concerns the entire professional internship’s (Supervised Teaching Practice) and its reflection, presenting schools and groups’ characterization, some plans and reflections of classes, the development of Supervised Teaching Practice, and a final reflection. The second section is about the research study entitled “Musical Aptitude: Innate or Acquired?”, whose objectives are to confront several theories that defend that aptitude is innate with those that defend that this is acquired with practice and environment interaction; analyse the content of two different musical aptitude tests applied in two different Specialized Music Education schools, comparing them with the matrix imposed by ANQEP (National Agency to Qualification and Professional Education); analyse the answers to surveys applied to 42 teachers of Specialized Music Education schools,pt_PT
dc.identifier.tid201192055
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5268
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEnsino especializado de músicapt_PT
dc.subjectAptidão musicalpt_PT
dc.titleAptidão musical : inata ou adquirida?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjuntopt_PT

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