Repository logo
 
Publication

A improvisação livre : em busca da motivação intrínseca nas crianças

dc.contributor.advisorPereira, Cristina Maria Gonçalves
dc.contributor.advisorÁlvares, Paulo Sérgio Guimarães
dc.contributor.authorSousa, José Pedro da Silva
dc.date.accessioned2015-03-11T11:45:33Z
dc.date.available2015-03-11T11:45:33Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionProjeto do Ensino Artístico apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.por
dc.description.abstractA partir da reflexão sobre o estado atual do ensino conservatorial da música e sobre as dificuldades que este atravessa no que diz respeito à motivação dos alunos, estudou-­se a hipótese da improvisação musical livre representar uma solução viável para ultrapassar estas dificuldades. Aplicou-se assim a uma criança de dez anos, num estudo de caso feito no Conservatório de Música de Seia, uma metodologia do ensino da improvisação musical livre, com o objetivo de analisar os seus efeitos na motivação. Adotou-se uma metodologia de investigação-ação, dotando o investigador de um ponto de vista de observador participante. A partir da análise de entrevistas e gravações, encontrámos alguns resultados que indiciam um aumento da motivação intrínseca neste aluno, ainda que se considere necessário um estudo mais aprofundado para obter conclusões mais válidas.por
dc.description.abstractAbstract: Reflecting on the current state of the conservatorial music teaching and on the dificulties it encounters regarding student motivation, we studied the possibility of free musical improvisation as a viable solution to overcome these dificulties. A free improvisation teaching methodology was then applied on a 10-year old child on a case study held in Conservatório de Música de Seia, while looking for its effects on motivation. An action research was applied, which provided the researcher an active observation viewpoint. From the analysis of recordings and interviews, we found evidences of an increasing intrinsic motivation on this student. However, a deeper study is required in order to obtain more valid conclusions.
dc.identifier.tid201097621
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2735
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino-aprendizagem de um instrumento musicalpor
dc.subjectImprovisação livrepor
dc.subjectMotivação intrínsecapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.titleA improvisação livre : em busca da motivação intrínseca nas criançaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TM_JOSE_SOUSA.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: