| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 9.14 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O presente relatório está organizado em duas partes, a primeira consta de uma
reflexão sobre a experiência e prática profissional adquirida durante
aproximadamente dezassete anos de serviço a lecionar uma prática instrumental
(guitarra).
A segunda parte é composta por um projeto de investigação com a denominação
de Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner. As políticas
educativas, o contributo do projeto educativo da escola, o papel da família e dos seus
educandos, são questões que podem contribuir para uma melhor compreensão da
realidade e desta forma ajudar a que o processo educativo seja o mais globalizante
possível, capaz de ajudar as nossas crianças a tornarem-se cidadãos críticos e
responsáveis.
O trabalho de investigação desenvolvido pretende assim clarificar e compreender
a função atual do ensino da música em regime articulado na Academia de Música e
Dança do Fundão.
A metodologia utilizada inseriu-se num paradigma predominantemente
qualitativo, apesar de, com o intuito de adquirir uma visão global mais completa e
precisa, termos recorrido a alguns procedimentos de estatística descritiva. O estudo
assumiu um design investigativo de estudo de caso, tendo-se adotado como
instrumento principal de recolha de dados o questionário, aplicado a alunos, pais e
professores. A interpretação dos dados baseou-se em técnicas de análise de conteúdo,
o que implicou a definição de categorias e subcategorias de análise.
O estudo permitiu estabelecer algumas conclusões à luz da teoria do ambiente
ecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner. Como o autor defende na sua tese, a
pessoa em desenvolvimento conta com muitas e variadas influências sendo um
produto de uma interação entre a natureza e o ambiente, provando-se através dos
resultados obtidos, que as relações da família com a escola estão bastante presentes,
sendo assim, possível estabelecer uma ligação com a teoria de Bronfenbrenner,
principalmente ao nível do seu conjunto de estruturas.
Em relação à Academia de Música e Dança do Fundão, foi considerada sem
qualquer dúvida, uma escola do ensino artístico especializado da música com todas
as condições para proporcionar uma boa formação artística, mas também com um
papel muito importante no desenvolvimento social através de uma dupla importância
assente na formação geral, independentemente do futuro profissional de cada um. O
gosto pela música, de uma forma geral, a possibilidade de aprender um instrumento e
a importância que a música ocupa na formação geral do indivíduo são,
precisamente, a razão, a escolha e a motivação para a matrícula no ensino articulado.
Description
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de
Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino
de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto.
Keywords
Academia de Música e Dança do Fundão Bronfenbrenner Ensino Articulado Alunos Pais Professores
